Porque a água do Mar Vermelho e Azul?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Atualizado: 2 de ago. Errou quem achou que o mar é azul porque reflete a cor do céu. As diferentes cores dessa imensa massa de água salgada estão associadas à absorção e reflexão da luz do sol pelas camadas superficiais do oceano.

O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.

A cor do oceano, percebida por nós ou por sensores, é determinada por vários fatores, entre eles os diferentes tipos de materiais presentes na água. Dentre os muitos componentes da água do mar capazes de alterar a sua cor, destacam-se as algas microscópicas, cujo conjunto chamamos de fitoplâncton.

O tom azulado da água origina-se da absorção da luz que incide sobre ela. A água tende a absorver melhor os comprimentos de onda mais longos da luz, como os dos tons laranja e vermelho.

Ao contrário do que possa parecer, o mar Vermelho, braço do oceano Índico entre a costa da África e a península Arábica, não tem esse nome por causa de sua cor. De longe as suas águas têm um aspeto azulado. Normalmente são também bastante límpidas, o que faz que a região seja utilizada para atividades de mergulho.

A temperatura média fica na casa dos 23 graus, o que torna o Mar Vermelho propício para mergulho durante todo o ano. Taba, Hurghada, Sharm el Sheikh e Eilat são as cidades mais famosas para mergulho na região. Confira aqui o post de como é a travessia de Eilat, em Israel para Taba, no Egito.

Cerca de 30 tipos de tubarões habitam profundamente no Mar Vermelho.

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

Os rios tendem a carregar elementos de decomposição de folhas, além de areia e barro, de coloração marrom. Somado a esse ingresso de sedimentos, e ao mar mais raso e de areia mais fina, o Paraná é impactado mais facilmente também por ressacas, que mudam a cor das águas.

Coloração do mar na praia de Tsurigasaki, onde Italo Ferreira conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos, rendeu comparações nas redes sociais. Especialista explica que tom de "chocolate" é provocado pela presença de algas na água.

Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado.

Mar Vermelho - Com 300 quilómetros no seu ponto mais largo, o Mar Vermelho recebeu este nome pela cor dos corais que aparecem na sua superfície. Cerca de 350 espécies diferentes de corais já foram catalogadas nas suas águas claras.

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “surge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas. Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas.

A passagem bíblica em Êxodo 14:21–22 descreve a ação divina: “Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar com um forte vento oriental que soprou toda a noite e transformou o mar em terra seca.