Por que tomar vitamina D?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Seus principais benefícios são regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, manter o cérebro funcionando, fortificar ossos, dentes e músculos. Para as mulheres, ela é fundamental na prevenção da osteoporose.

A vitamina D é um hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central. É uma vitamina essencial para o organismo humano e mantê-la na quantidade adequada fornece diversos benefícios.

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro. Os profissionais de saúde podem prescrever suplementos de vitamina D para pessoas com insuficiência ou deficiência.

Todo mundo deve tomar vitamina D. Isso porque esse nutriente possui ações muito importantes para todas as idades e, por isso, seus níveis devem estar sempre em dia. Para as crianças, por exemplo, a vitamina D ajuda os ossos a absorver mais cálcio, o que permite que o esqueleto se desenvolva de maneira saudável e forte.

O Conselho Federal de Farmácia faz um alerta sobre os perigos da automedicação.

8 semanas

De maneira geral, quando a vitamina D está muito baixa (menor que 20 ng/mL), um esquema de ataque pode ser necessário para repor os estoques corporais. Normalmente são usadas doses mais altas por período de 6-8 semanas. Esse tratamento é, obrigatoriamente, prescrito por um médico ¹.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

Dicas para escolher a melhor vitamina D
Escolha os suplementos que apresentam a vitamina D3 na formulação. Também conhecida por colecalciferol, é uma forma que tem melhor desempenho e absorção quando comparada com a vitamina D2 (apresenta apenas de 30% a 50% da potência biológica da vitamina D3).

Não há qualquer risco em tomar sol. Em contrapartida, recomenda-se evitar os horários entre 12h e 15h.

A deficiência de vitamina D na infância pode ocasionar raquitismo, que é uma doença caracterizada por uma formação óssea inadequada acarretando em deformidades ósseas. Nos adultos, resulta em uma doença chamada osteomalácia, que é a desmineralização óssea de ossos adultos.