Por que tem milho que não estoura?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca. Isso ocorre em razão de fissuras na casca que permitem a saída do vapor ou por conta de uma quantidade insuficiente de água no interior do grão. Os milhos que não se transformam em pipoca recebem o nome de piruá.

Deixe de molho
Em um recipiente, coloque o milho e despeje uma quantidade suficiente de água para deixá-los de molho por 10 minutos. "E por que isso, TudoGostoso?" Porque o milho só estoura se elas estiverem bem hidratados. Dessa forma, você garante que todos os milhos estourem uniformemente!

Nem todo milho vira pipoca porque alguns grãos podem ter furos ou rachaduras. Isso faz com que o vapor de água fuja e, assim, a casca não exploda, formando o que chamamos de piruá (o milho que não estoura).

Quando aquecemos o milho comum, o amido duro também se expande, mas como sua quantidade é pequena e a casca é muito resistente, ele não vira pipoca.

piruá

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

O nome pipoca vem do Tupi e quer dizer “pele estourada”. Mas por que a pipoca “estoura”? Isso acontece porque o calor do fogo ou do micro- ondas faz com que a água – que está acumulada no interior do grão de milho – seja transformada em vapor.

30 segundos

Você deve esperar cerca de 30 segundos com todo o milho na panela e fora do fogo. Assim que passarem os 30 segundos, volte a panela para o fogo baixo, mexendo e chacoalhando a panela com a tampa fechada de vez em quando para que todos os milhos estourem – cuidado para não se queimar.

Importante ressaltar que isso ocorre porque o milho possui água na sua composição, que evapora a medida que esquenta e, ao evaporar, causa a “explosão”, transformando o amido que está dentro do grão em um “floquinho” branco. Dessa forma, se transforma em pipoca.

1. Milho premium: nos supermercados esse tipo de milho costuma ser encontrado com preços mais altos do que o tradicional, mas ele realmente faz diferença no preparo. Além de estourar mais facilmente, o milho premium de boa qualidade rende pipoca maior e mais crocante.

Os grãos de milho são classificados em cinco tipos, de acordo com seu formato e composição, sendo denominados: dentado, duro, farináceo, pipoca e doce. Um fator importante para entender a classificação dos tipos de grãos é conhecer o endosperma presente em cada tipo.

O Milho de Pipoca Mushroom é conhecido dessa forma por ter um formato arredondado quando estoura, parecido como um cogumelo! Esse milho também é o mais indicado para fazer pipocas doces, pipocas gourmet e pipocas estilo Chicago.

Milho Mushroom e Butterfly
É o tipo mais comum para base de pipoca, considerado o Tipo A.

Se ficar cozinhando muito, o grão fica duro, e não macio como se deseja.