Como saber se o café já está pronto?

Perguntado por: tgomes9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Depois disso, para garantir que apenas os grãos maduros passem para a próxima etapa de produção, existe uma seleção do fruto. Essa triagem é feita de uma maneira bem simples: todos os frutos são colocados em água; aqueles que boiam, estão perfeitos; já os que afundam, ainda estão verdes.

A temperatura da água é um dos elementos mais importantes para reconhecer um café de qualidade. Assim, procure aquecer o líquido a uma temperatura de 92°C a 96°C, isto é, antes de seu ponto de ebulição. Dessa forma, assim que as primeiras bolhas começarem a se formar, desligue o fogo.

A colheita de café deve acontecer quando os frutos atingem seu estado de maturação fisiológico (cereja), que ocorre no período da seca, entre março/abril a setembro. A principal evidência da maturação é a mudança da cor da casca. No café, ela transita do verde para vermelho ou amarelo, de acordo com a variedade.

Veja o tempo de contato da água com o café de acordo com a moagem: Para moagem fina: até 4 minutos. Para moagem média: de 4 a 6 minutos. Para moagem grossa: de 6 a 9 minutos.

6 – Desligue o fogo
O ideal é que você aguarde em média 10 segundos, ou quando perceber que o café já está espirrando na parte de cima. Nessa hora você pode tirar e aproveitar sua bebida. Se você deixar por muito tempo no fogo, o vapor pode queimar o pó e trazer um gosto amargo para sua bebida.

Então, para não errar na temperatura do seu café, seguem minhas dicas: Ferva a água e a deixe descansar por 1 minuto, no máximo.

Preparo

  1. Esquente a água. ...
  2. Escalde o coador de pano com a água quente (dica: se você deixou a água ferver, não se incomode: ela vai chegar à temperatura ideal enquanto você escalda o coador). ...
  3. Coloque o pó de café no coador.
  4. Comece a despejar a água quente no centro do coador e vá fazendo movimento circulares.

O ponto ideal é quando ele desgruda completamente do fundo da panela. Outro teste é pegar um pouco com uma colher, esperar alguns segundos e virar; se demorar a cair também é sinal que está no ponto perfeito.

Gavinha mais próxima do pedúnculo começa a secar
Podemos avaliar também a gavinha mais próxima do pedúnculo. Quando ela começa a secar é mais um indício de que o fruto está apto a ser colhido, já maduro.

Primeiro passo após a colheita, o café é espalhado para secar no terreiro, como já abordado, o terreiro pode ser de cimento, chão batido ou mesmo suspenso. O café não deve ficar amontoado, para que não ocorra fermentações indesejáveis, que acarretam em danos à qualidade dos grãos.

Você sabia? Um dos fatores que influenciam decididamente no sabor (gosto, aroma e sensação tátil) do café é o modo de preparo. Os baristas recomendam nunca ferver o café (pó) para evitar a perda das substâncias que atuam na formação do sabor.

12 horas

As garrafas térmicas de qualidade são capazes de manter o café quente por até 12 horas, mas o ideal é consumi-lo o mais breve possível. Se o café não for consumido em até 2 horas, é recomendado descartá-lo. Caso contrário, a bebida pode sofrer oxidação e perda de sabor.

Na maioria dos lares, o comum é deixar a água no fogo até ferver, mas o ideal é não deixar a água passar dos 90 graus. A dica do barista é tirar a água do fogo quando começarem a sair as primeiras bolinhas. “Quando a água é fervida ela perde todo o oxigênio e quando jogamos no café, o pó acaba queimando”, conta Mori.

Pode-se também colocar o pó de café no coador, umedecendo todo o pó e despejando a água em fio. Se desejar um café bem quente, escalde a garrafa térmica ou bule, antes de fazer o café. A colher de pau deve ser de uso exclusivo do café. Não utilize a mesma colher em temperos, refogados e outros alimentos.