Por que o México depende tanto dos Estados Unidos?

Perguntado por: evieira9 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A extensa fronteira territorial entre os dois países é um símbolo da paz e segurança na região, e da sua importância para a segurança interna norte-americana e o comércio internacional. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do México, que por sua vez é o terceiro maior parceiro comercial dos estadunidenses.

Com a falta de investimento em capacidade de refino, o país ficou extremamente dependente da importação de derivados dos Estados Unidos.

O propósito dos EUA com o PPP é intervir no conflito político e social do México para impor e favorecer as transnacionais do petróleo; facilitar a privatização dos terminais aéreos e portuários, a energia elétrica, a água, o gás e a Pemex; proteger os proprietários de terras empenhados no desenvolvimento agroindustrial ...

Em 2020, o México foi o 10º maior exportador do mundo (US $ 472 bilhões), 2,5% do total mundial. Mais de 75% das exportações do país vão para os Estados Unidos. Outros dos maiores parceiros comerciais do país são: Canadá, China, Alemanha e Brasil.

Espanha

Bandeira do México. O México é um país localizado na América do Norte. Historicamente, foi colonizado pela Espanha e se tornou uma das principais possessões europeias no continente americano. A independência tornou possível o crescimento da economia mexicana.

Essa nação é dependente de multinacionais em várias áreas, como a de pesquisa e processamento de medicamentos, devido à incapacidade gerada pela falta de investimentos do governo, por este achar mais fácil e barato privatizar com abertura ao capital estrangeiro.

Atualmente a extensão do muro entre México e Estados Unidos é de aproximadamente 1.130 quilômetros, cerca de um terço da fronteira entre os países. Em alguns pontos, ele é uma “parede” simples, de altura não muito elevada e com algumas proteções em seu topo.

Outros povos como os sioux e apaches também foram vítimas da expansão territorial do “homem branco”. Além desses meios usados para atingir o aumento do território, os Estados Unidos entraram em guerra com o México pela disputa da região do Texas, no período entre 1846 e 1848.

I – O México não faz parte da América do Norte por pertencer à América Latina. II – A Argentina é o segundo maior país da América do Sul, ocupando parte da porção centro-ocidental do continente latino-americano. III – O Chile e o Equador são os únicos países da América do Norte que não fazem fronteira com o Brasil.

IMPORTAÇÕES MÉXICO – O QUE O BRASIL IMPORTA DO MÉXICO
Os veículos automotores, produtos químicos e as máquinas de processamento de dados são os produtos mais demandados pelo Brasil em sua relação com o México. Os investimentos mexicanos no Brasil se concentram no setor de telecomunicações – 80% – e manufaturas – 17%.

Principais setores econômicos
A economia do México é bem diversificada, incluindo indústrias de alta tecnologia, produção de petróleo, exploração mineral e manufatura. De acordo com os últimos dados disponíveis do Banco Central, a agricultura representa 3,9% do PIB e emprega mais de 12,5% da população ativa.

As bases da economia mexicana são: serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas (morango, laranja, limão, abacate, manga, abacaxi, banana e melão), cereais (milho e cevada), feijão, cana-de-açúcar e algodão.

Nome oficial: Estados Unidos Mexicanos. Gentílico: mexicano. Extensão territorial: 1.964.375 km². Localização: América do Norte.

Espanhol

O Espanhol é a língua oficial do México. Mas também se falam mais de 60 linguas indígenas em diversas regiões.

Espanhol

O castelhano ou espanhol é uma língua indo-europeia românica ocidental do grupo ibero-românico que evoluiu a partir de vários dialetos do latim falados no centro-norte da Península Ibérica por volta do século IX. Originada na Península Ibérica, tem centenas de milhões de falantes nativos nas Américas e na Espanha.