Por que o gato vai embora?

Perguntado por: umata . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

O comportamento de um gato doméstico é muito mais parecido ao de um leão que o do cachorro com um lobo, por exemplo. Isso porque gatos são muito territorialistas, aventureiros e curiosos. Frequentemente, somem porque estão explorando seu “reino”.

As fêmeas saem de casa em busca de um parceiro na época de cio. Os machos também saem em busca de uma parceira para o acasalamento. Você com certeza já deve ter visto alguma briga de gatos na rua, na maioria dos casos são machos querendo defender o seu território e mostrar quem é o rei do pedaço.

Se você passou pela situação de “meu gato sumiu e voltou diferente”, isso pode acontecer quando o animal passa muito tempo na rua e sofre algum trauma ou acidente. Por isso, assim que você perceber que o seu gato fugiu, a melhor solução é procurar por ele imediatamente.

Quanto dias deve-se esperar o gato desaparecido voltar? Não há uma resposta concreta para isso, pois depende muito do hábito de cada animal. Há gatos que ficam 24 horas sumidos e outros que desaparecem por alguns dias. Os gatos são espertos e, de modo geral, não costumam se distanciar da casa dos seus tutores.

Veja o que fazer se seu gato sumiu

  1. Descubra por onde ele fugiu. O primeiro passo é investigar por onde o pet possa ter fugido, isso pode ocorrer através de uma janela meio aberta, um portão, dentre outros. ...
  2. Procure nos locais escondidos da casa. ...
  3. Faça propagandas. ...
  4. Procure em abrigos e centro de adoção. ...
  5. Arme uma armadilha.

Atraia seu gato com comida
Opte por comidas em sachês e latinhas, principalmente feitas à base de peixe. Assim, são maiores as chances de ele vir até você se estiver por perto.

4) Motivo por que os gatos se afastam dos donos pode estar ligado a uma experiência negativa. Se aconteceu algum episódio recente que não foi muito agradável para o seu amigo, esse pode ser o principal motivo para quem se pergunta “por que meu gato mudou comigo?”.

A pesquisa revelou que, em 79% do tempo ao ar livre, os gatos não foram mais longe do que 50 metros de suas casas. Ou seja, eles mal saiam de perto do quintal ou jardim durante as voltinhas. A média máxima foi de 352 metros de distância da residência.

Se observar que felino está nitidamente desconfortável, confuso e não sabe se virar, provavelmente está perdido. Então, tente se aproximar devagar e vá ganhando a confiança dele. Se ele permitir seu toque, verifique se há coleira com nome e telefone dos donos. Havendo identificação, fica bem mais fácil devolvê-lo.

Como identificar se o gato está triste
Porém, quando acordados, eles têm a tendência de explorar a casa onde vivem. Se mesmo acordado o felino parece mais preguiçoso do que o normal, só fica deitado e não brinca, pode ser que se trate de um gato triste.

“Alguns gatos, quando não são castrados, saem de casa à procura de parceiros”, alerta. Além disso, ambiente e cuidados inadequados com o pet também podem contribuir para o problema. “Se o gato não se sente confortável, protegido e acolhido no ambiente em que vive, pode ser que ele fuja e não volte mais”, diz a Dra.

Isso porque gatos são muito territorialistas, aventureiros e curiosos. Frequentemente, somem porque estão explorando seu “reino”. Apesar da preocupação que seus hábitos podem causar, é impossível não se apaixonar por estas pequenas e adoráveis feras, não é mesmo?

O abandono de animais é crime e pode ter uma detenção de três meses a um ano, e multa, de acordo com o Artigo 32 da Lei Federal nº 9605. Além disso, os dados de uma pesquisa realizada pelo Cobasi Cuida trazem um alerta sobre a adoção consciente e reforça a importância da conscientização sobre abandono de animais.

É isso mesmo: além do cheiro, os felinos também conseguem identificar o tutor pelo som da voz. Essa junção de fatores faz com que o gatinho esteja sempre ligado aos seus donos de alguma forma, e a memória felina contribui ainda mais para isso.

Curtindo a solidão ou no meio da multidão, o ideal é dar tempo ao tempo para conhecer o animal e compreender qual é a melhor forma de atraí-lo. Com amor, carinho e respeito, você vai encontrar a forma ideal de chamar seu gato sem grandes dificuldades.

Normalmente odeiam os sons muito fortes e agudos e costumam preferir música com ritmo constante e sem sobressaltos. Provavelmente por isso os instrumentos dos quais os gatos mais gostam são a arpa e o piano.