Porque o cachorro fica olhando para mim?

Perguntado por: rarruda7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Com pontos semelhantes aos humanos, os animais podem apenas estar olhando porque tem interesse no que está vendo ou até mesmo pode ser um comportamento de busca de atenção, porque quer interagir com você. Segundo a veterinária Lysandra.

Os cães que aprendem que geralmente o contato visual vem acompanhado de um petisco e de um carinho. Esses cães aprendem a lidar com o contato visual e cada vez mais olham fixamente seus tutores em busca de um momento positivo.

Quando os cachorros olham no espelho eles algumas vezes acreditam que estão vendo outro cachorro e, por um momento, esperam alguma reação do reflexo. Porém, há um sentido dos cães que “fala mais alto”, que é o olfato, que é a capacidade que os ajuda a reconhecer outros seres.

Com algum nível de exatidão, os cachorros também são capazes de sentir outras alterações no ambiente e nos familiares próximos. Os peludos preveem mudanças climáticas, identificam mudanças na atividade sísmica, por exemplo. Com relação à saúde, eles nem sempre são portadores de más notícias.

O rapaz quer chamar sua atenção. Ele está atraído por você. Ele está desenvolvendo sentimentos. Ele está apaixonado por você.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

Os olhos dos cães são especialmente adaptados para enxergar em ambientes com pouca luz. Porém, eles não enxergam na escuridão total. Como falamos anteriormente, os cães possuem mais bastonetes – as células sensíveis à luz. Por isso, conseguem ver melhor do que os humanos em condições com pouca luminosidade.

Os cachorros enxergam no escuro, pois têm um número maior de bastonetes, que são células que ajudam o olho a enxergar em lugares de pouca luminosidade. Enquanto os cães têm mais bastonetes, nós temos mais cones – que são as células que ajudam a reconhecer as cores. Por isso vemos mais cores que os cachorros.

Os animais sentem amor por seus donos pelo simples fato de ficarem próximos, juntos, unidos”, diz Rupolo. O médico veterinário explica que, por isso, a alegria nos cães é bem nítida quando, por exemplo, o tutor retorna para casa depois de uma viagem.

Cada cachorro pode responder de forma diferente dependendo de sua personalidade e experiências passadas. Portanto, alguns cães podem latir para outros cães como uma forma de se comunicar ou como uma maneira de se protegerem. Enquanto outros podem latir como uma forma de indicar excitação ou desejo de brincar.

Nossos melhores amigos sabem o que seus tutores pensam de outras pessoas por causa da linguagem corporal. Isso acontece porque os cães observam nossa reação ao encontrar com alguém desconhecido para eles e para saber como eles devem interagir com essa pessoa.

A troca de olhares com uma pessoa nos torna mais autoconscientes, já que nosso cérebro entende que estamos lidando com outra mente e ficamos mais conscientes das ações do outro; também tentamos analisar a personalidade das pessoas baseadas em se elas nos olham no olho ou se desviam o olhar durante a conversa.

Quando um estranho a olha nos olhos pode simbolizar um ato romântico, mas se os seus olhos, de seguida, deslizarem para baixo, provavelmente está a sentir desejo sexual, segundo um estudo publicado na revista 'Psychological Science'.

Determinados cães demonstram um comportamento obsessivo compulsivo na ausência dos donos. Eles passam a fazer movimentos repetitivos até ficarem exaustos, ou pior: se machucarem. Um dos mais comuns, por exemplo, é andar em círculos perto da porta ou do último lugar em que tiveram contato com ele.

Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo. Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles. Então ter um humano preferido aumenta muito a autoconfiança do cachorro", explica. Os sentimentos caninos são bem variados e também expressos de diferentes maneiras.