Quais as 3 pontes do cabelo?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

São elas:

  • Ligação de hidrogênio: ela é facilmente modificada. ...
  • Ligação salina: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo com alterações de pH (acidez ou alcalinidade). ...
  • Ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): é a mais resistente das três.

As pontes de enxofre, sulfeto (carbono) e salinas são responsáveis pela estrutura permanente do fio e se o cabelo é encaracolado, liso ou crespo são essas pontes que determinam a forma que eles nascem. A ponte de hidrogênio (água) é responsável pelas pontes temporárias.

O fio capilar é formado por três partes: cutícula, córtex e medula, cada qual com características próprias. A cutícula é a região em torno do córtex cuja característica é ser quimicamente resistente.

basicamente em três partes: cutícula, córtex e medula. nas chamadas “escamas” do cabelo que, frequentemente, são abertas por agressores externos.

As pontes dissulfeto protegem mais o cabelo contra as quebras, por isso, quanto menos pontes houver, menos resistente será o cabelo. Ou, por outras palavras, mais frágil e quebradiço.

Ligação salina: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo com alterações de pH (acidez ou alcalinidade). Essas ligações voltam a se formar uma vez que o pH normal é restabelecido. Ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): é a mais resistente das três.

PONTES DISSULFETO OU LIGAÇÕES DE ENXOFRE
São as ligações mais fortes que o fio de cabelo possui. Elas são formadas por duas moléculas de aminoácido cisteína que se ligam com moléculas de enxofre e formam uma molécula chamada Cistina.

O pelo é composto por três partes básicas: a cutícula, o córtex e a medula.

O cabelo é composto basicamente de queratina, uma proteína caracterizada pelo alto conteúdo de enxofre derivado da cistina. Essa proteína forma uma rede de ligações cruzadas através de pontes dissulfídicas, o que confere ao cabelo certa resistência mecânica e química.

O cabelo começa a ser formado abaixo da pele, num local chamado folículo piloso. Dentro da nossa pele existem milhares de folículos pilosos. Por isso, temos milhares de fios de cabelo e pêlos espalhados por nosso corpo!

A cutícula do cabelo é formada por 6 a 8 camadas de células que se sobrepõem. Ela ainda é coberta por uma camada invisível de lipídios resistentes à água. Isso mesmo, essa camada é chamada pelos cientistas de “camada de gordura”, e ela dá ao fio uma textura sedosa e macia.

Muita gente não sabe, mas, assim como o homem, os fios de cabelo também têm o seu próprio ciclo de vida. Esse ciclo de vida está dividido em três fases: crescimento, repouso e queda, as quais também são denominadas “anágena”, “catágena” e “telógena”.

São bem definidas três fases de crescimento e desenvolvimento dos pelos: Anágena, ou fase de crescimento; Catágena, ou fase de transição; e Telógena, ou fase de repouso.

Os sulfetos são compostos binários de enxofre em que esse elemento é o mais eletronegativo. Já nos sulfatos, o elemento mais eletronegativo é o oxigênio, fazendo com que o enxofre, inclusive, adquira número de oxidação positivo (+6). Enquanto o sulfeto é representado por S2-, o sulfato é representado por SO42-.