Para que serve a cutícula do cabelo?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
3.9 / 5 17 votos

Entre as camadas do cabelo, a externa protege o fio e é chamada de cutícula. Na estrutura do fio de cabelo, a cutícula em seu estado normal é responsável por criar o brilho e a textura suave natural do cabelo. Além disso, ela reduz a fricção entre os fios.

Se os fios flutuarem, é sinal de que as cutículas estão bem fechadas e a porosidade é baixa. Como as cutículas se encontram fechadas, o cabelo apresentará mais dificuldade em absorver a água e os elementos condicionantes.

Para selar as cutículas dos fios, você deve sempre aplicar um condicionador após a lavagem, utilizar jatos de ar frio após a secagem e o alisamento e investir em tratamentos como selagem de cabelo, hidratação e cauterização.

O fio capilar é formado por três partes: cutícula, córtex e medula, cada qual com características próprias. A cutícula é a região em torno do córtex cuja característica é ser quimicamente resistente.

Se suas cutículas estão abertas, é preciso investir em produtos que irão ajudar a reverter essa situação, como a própria queratina ou mesmo um selador – ambos promovem ótimos resultados aos fios à medida ajudam não só a selar, mas também a alinhar o fio e eliminar o frizz.

Cutícula aberta é sinal de que o cabelo está danificado e até mesmo poroso.

Tratamento instantâneo para fechar as cutículas e restaurar os cabelos danificados! A selagem capilar será uma etapa importante para tratar os danos, combater a porosidade e recuperar a saúde dos fios, usando a queratina, à fim de criar uma camada de proteção nas cutículas.

6 dicas para hidratar o cabelo ressecado

  1. Aplicar uma máscara de hidratação. ...
  2. Usar um sérum capilar. ...
  3. Fazer massagem com óleos naturais. ...
  4. Lavar o cabelo com água fria ou morna. ...
  5. Usar um leave-in com proteção solar. ...
  6. Aplicar um protetor térmico.

Pode dormir com vinagre de maçã no cabelo? Apesar de poderoso, a utilização do vinagre de maçã deve evitar exageros, já que, devido a sua propriedade acidificante, quando extensamente utilizado, ele pode deixar os fios secos, quebradiços e muito leves.

Mas lembre-se, evite fazer a acidificação com vinagre de maçã com muita frequência para evitar problemas de baixa porosidade. O ideal é apostar nesse tratamento uma vez por semana, para cabelos danificados, e a cada 15 dias para fios saudáveis.