Por que o gás hélio não pega fogo?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 10 votos

A resposta é não! Isso porque o gás hélio não entra em combustão. Ou seja, ele não queima por não reagir a combinações químicas. Essa característica é que garante a classificação do produto como um gás não inflamável.

O gás hélio pode ser inalado? Inalar gás hélio e perceber as mudanças na voz pode ser uma brincadeira divertida, mas será que é segura? A resposta é não! Apesar de não ser um produto tóxico, ele pode cortar o fluxo de oxigênio que vai para o cérebro, causando asfixia e até mesmo riscos à vida.

O hélio é um recurso não renovável e insubstituível. Nenhum outro elemento possui suas propriedades e um dia ele vai acabar. O gás hidrogênio, que temos em abundância e pode ser produzido a partir da água é a solução mais próxima para substituir o hélio como gás de arraste em GC e GC/MS.

O hélio é um gás nobre, que em temperatura ambiente encontra-se no estado gasoso. É um gás de átomo único (monoatômico), sem cor (incolor) e sem odor (inodoro). Possui o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, e só pode ser solidificado sob pressões muito grandes.

Como sabem a inflagem do balão pode ser realizada com gás hélio, quando deseja que o seu balão flutue, caso seja essa a sua opção, ele somente pode ser inflado no dia anterior, caso trate de balões metalizados acima de 18 polegadas, porque os menores não flutuam, a qualidade de seu balão também impactará no resultado, ...

Então, quando inalamos hélio, o conteúdo da cavidade oral muda: ela fica cheia desse gás mais leve que o ar. Isso altera a velocidade com que o som se propaga das cordas vocais para o ambiente externo. Por isso, nossa voz fica com aquele tom de "pato".

Não é possível fazer gás hélio caseiro, da mesma forma que não é possível fazer ouro caseiro. O hélio é um elemento químico bastante inerte, e nenhum método caseiro produzirá hélio.

O gás é encontrado em 20 % da matéria das estrelas, mas na atmosfera terrestre encontra-se apenas traços, provenientes da desintegração de alguns elementos.

Assim, quando os balões estão preenchidos com gás hélio, eles flutuam, porque a densidade deste gás é inferior à densidade do ar que respiramos.

Mas cuidado: embora possa parecer divertido brincar de mudar o timbre da voz com a ingestão de gás hélio, inalá-lo em excesso pode causar tontura e asfixia por falta de oxigênio. Em casos extremos, ele pode, assim como qualquer outro gás, formar pequenas bolhas no cérebro e até levar a AVCs e morte.

- Balões de látex: Esses balões inflados com gás hélio ficam flutuando em um período de 3 a 5 horas. Os balões que não são próprios para gás hélio ficam menos de 1 hora.

Curiosidades sobre o hélio
O hélio é o único elemento da família dos gases nobres que não possui 8 elétrons na camada de valência. No zero absoluto, 0 K ou - 273 ºC, o hélio é o único elemento capaz de permanecer no estado líquido.

Na tabela periódica, o gás Hélio é classificado como um gás nobre por apresentar uma alta estabilidade química, não reagindo com nenhum outro elemento em Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP).

O hélio é um gás bastante escasso na atmosfera, sendo apenas 0,00052% da composição total de gases que respiramos. E pior! O hélio que for liberado na atmosfera lentamente escapa para o espaço – já que as condições médias de pressão e temperatura não são eficientes em prender os átomos junto ao planeta.

Muito bem, de acordo com algumas pesquisas que fiz, 1 litro de gás hélio tem a capacidade de erguer 1 grama. Portanto, não é preciso ser um Einstein para saber que serão necessários 50.000 litros de hélio para erguer 50.000 g.

Você só precisa misturar vinagre e bicarbonato de sódio!