Por que o girassol fecha?

Perguntado por: umello . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 14 votos

O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz. Além disso, uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite.

Isso é explicado porque, ainda que a presença da luz seja fundamental, é o ritmo circadiano o que realmente determina quando o girassol gira e quando deixa de fazê-lo, antecipando, de alguma forma, a chegada do Sol. Este movimento, chamado de heliotropismo pelos cientistas, favorece o crescimento da plantas.

O girassol começa o dia sempre virado de frente para o sol, no leste. Conforme o dia vai passando, a planta acompanha o sol até o oeste e, à noite, gira de volta para o leste, recomeçando todo o ciclo novamente.

Folhas murchas pode ser falta de Sol
Dedo saiu sujo, não molhe, ainda há umidade na terra. Se a planta está com as folhas murchas, pode ser falta de Sol, não falta de água. Teste antes de regar e, se possível, leve o vaso com a planta pra um local que receba bastaaaante Sol.

O girassol é a oleaginosa mais popular na Europa e na América do Norte, onde a cultura se originou e foi domesticada durante o primeiro milênio a.C. Enquanto os nativos americanos usavam muitas partes diferentes de plantas de girassol silvestres como remédios e culinária, a cultura foi espalhada pelo mundo como ...

Nesses textos, o girassol aparece como uma metáfora da vida. A Luz Divina alimenta o espírito, assim como a luz solar alimenta uma flor de girassol.

Popularmente, diz-se que o girassol "vira" para o sol. Você sabe por quê? O movimento, chamado de heliotropismo, na verdade, só ocorre na fase de crescimento da planta, porque o lado da inflorescência, que não recebe a luz, cresce mais que o lado que recebe luz.

Ele atrai várias espécies de “vaquinhas” dos gêneros Diabrotica, Paranapiacaba e Microtheca (besouros-pragas), besouros desfolhadores da espécie Astylus variegatus, mosca-branca,ácaros,lagartas mede-palmo, bem como as dos gêneros Spodoptera e Helicoverpa, que são importantes pragas do tomateiro.

45 dias

Quando o girassol atingir um metro de altura, você pode apoiá-la com estacas para que a planta possa sustentar o peso da flor. A flor de girassol costuma durar de 30 a 45 dias aproximadamente.

Isca raticida, ração para aves e bovinos, alimento para pássaros, flores para ornamentação, produção de mel e fabricação de sabonetes e velas, são algumas das várias utilidades do Girassol.

Saiba o que fazer quando a flor do girassol morre
Quando apenas uma é prejudicada, corte e tenha atenção com as demais. No entanto, se for um acontecimento em escala, é preciso ajustar o jardim por completo. Inclusive, o mais indicado é limpar o solo e retirar as raízes das flores antigas para plantar novamente.

O transporte deve ser rápido e com cuidado, pois se a comercialização passar de 15 dias, o girassol começa a murchar.

Com isso, as pétalas caem e a planta adquire uma aparência murcha. Quando as sementes estiverem bem escuras, é o momento certo para abrir a flor e arrancar as sementes. Um girassol não dura muito tempo – a planta se mantém bonita por apenas duas semanas.

A lenda diz que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer à tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.

Além disso, o girassol certamente traz as bênçãos do nosso amado Sol. Ele é muito muito usado nos rituais de prosperidade. É uma planta consagrada ao Deus Grego Apolo, a divindade solar. Para você aproveitar ao máximo as energias dessa flor, aprenda com a Benzedeira alguns rituais, banhos, defumação e chás de girassol.