Como fazer a poda do girassol?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 19 votos

Girassol é uma espécie de planta anual, portanto não precisa de muita poda. Você só precisa cortar e limpar as folhas e caules doentes, amarelos ou caules caídos durante seu período de crescimento.

Basta utilizar uma boa tesoura de jardinagem, realizando um corte transversal no caule principal. E mesmo que você tenha carinho pelas flores, é importante cortá-las quando elas murcham. Isso irá permitir que a planta se mantenha saudável e tenha uma nova floração no próximo ano.

Se ganhar um buquê com os caules cortados, coloque em um jarro com água e deixe em um ambiente iluminado, onde possa receber sol durante boa parte do dia. Porém, se morar em apartamento, basta deixá-lo próximo à alguma janela ou entrada de luz.

Use uma tesoura de poda limpa ou uma faca pequena e faça um corte reto e uniforme logo acima do solo. Você não precisa deixar muita planta sobrando, pois o girassol deve crescer de novo.

Se você sempre pensou que o girassol (Helianthus annuus L.) é uma única flor, prepare-se para se surpreender. Na verdade, ele é capaz de conter de 100 a oito mil flores, todas inseridas num caule longo, achatado e robusto.

Poda dos girassóis
Nesse caso, a poda é ideal para evitar que um girassol derrube o outro. Se precisar podar é recomendado fazer isso apenas duas vezes por ano, geralmente no final da primavera ou no começo do verão.

Nunca corte as folhas verdes e saudáveis, apenas as que estão murchas. Se notar que um galho todo está prejudicado, não há problema em retirá-lo com a tesoura. Termine cortando os galhos mais longos, mas sempre evitando o caule.

Folhas murchas pode ser falta de Sol
Dedo saiu sujo, não molhe, ainda há umidade na terra. Se a planta está com as folhas murchas, pode ser falta de Sol, não falta de água. Teste antes de regar e, se possível, leve o vaso com a planta pra um local que receba bastaaaante Sol.

45 dias

Quando o girassol atingir um metro de altura, você pode apoiá-la com estacas para que a planta possa sustentar o peso da flor. A flor de girassol costuma durar de 30 a 45 dias aproximadamente.

Popularmente, diz-se que o girassol "vira" para o sol. Você sabe por quê? O movimento, chamado de heliotropismo, na verdade, só ocorre na fase de crescimento da planta, porque o lado da inflorescência, que não recebe a luz, cresce mais que o lado que recebe luz.

De maneira geral, os cortes são feitos um pouco antes da primavera. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta. Outra dica: use sempre ferramentas bem afiadas para evitar “machucados” nos galhos.

Apare as partes ruins
Galhos e folhas secos dificilmente voltarão à vida. Por isso, o recomendado é cortá-los para que novas ramificações possam surgir no lugar.

deixa a planta secar naturalmente não retirem ó esse aviso importante não retirem as folhas amarelas das plantas que passa por um repouso vegetativo Porque durante esse processo antes dela entrar em dormência toda os todos os nutrientes.

Como mencionamos, regar o seu girassol uma vez por dia já é o suficiente para que a flor cresça saudável. Contudo, sempre que notá-la um pouco seca, acrescente um copo de água ao vaso para reavivar a beleza natural da planta. O mesmo vale para o jardim!

Regue com frequência
O importante é manter o solo úmido sem encharcar. Assim que a planta começar a crescer, você pode dar mais tempo entre as regas. De maneira geral, duas vezes por semana costuma ser o suficiente para que o girassol cresça forte e saudável!