Como saber se as suculentas estão com excesso ou falta de água?

Perguntado por: usales . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 2 votos

Por outro lado, uma suculenta que recebe muita água costuma ficar com folhas amareladas e frágeis. Nesse caso, é recomendado dar mais espaço entre as regas. No entanto, devemos lembrar que esses são sinais de que a planta já está sofrendo com o excesso ou falta de água.

Um dos sintomas mais fáceis de se identificar quando uma suculenta está com sede são as folhas amarelas. Se a sua suculenta está amarelando, pode ser um sinal de falta de água.

Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos. Estes insetos se alimentam dos fungos que aparecem em ambientes úmidos e se proliferam quando o substrato fica muito úmido por muito tempo.

Deixe as folhas secarem (fora da luz solar direta) por alguns dias. Prepare uma mistura de vasos bem drenada para suculentas. Coloque as folhas no solo ou enfie as pontas nele. Enquanto mantém o recipiente longe da luz solar, borrife-o com água a cada poucos dias ou quando sentir que o solo está seco.

Como dosar a quantidade de água? As suculentas preferem o solo mais seco, como os cactos. Dessa forma, elas podem ser regadas dependendo do grau de umidade da região, mas sempre no máximo uma vez por semana – um pouquinho só.

Primeiros sinais: aparência pálida e perda das folhas são sinais de que a suculenta não está recebendo a quantidade necessária de luz, cerca de 4 horas. Formato: suculentas que se tornaram compridas, com folhas bem separadas, possivelmente estão sofrendo do mesmo problema: falta de sol.

Quando a suculenta começa a crescer demais, normalmente inclinada, ela está estiolada. É um sinal clássico de falta de sol, geralmente quando a planta costuma ficar em ambientes fechados ou longe da luz. Isso faz com que ela cresça buscando a direção ao sol. “As suculentas são plantas de sol.

Retire o excesso de água do solo: Se o solo estiver muito encharcado, pode ser necessário retirar o excesso de água do solo. Use um pano ou toalha para absorver a água do solo ou utilize um sistema de drenagem para remover o excesso de água.

Murchamento: quando as plantas não recebem água suficiente, suas folhas e caules começam a murchar, pois não há água suficiente para manter a turgidez das células. Isso pode afetar a capacidade da planta de realizar a fotossíntese e, consequentemente, reduzir o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

Folhas frágeis
As folhas da planta tornam-se muito finas e frágeis. É possível verificar isso mesmo através do toque. Ou então quando as folhas estiverem contra a luz, assim poderá ver a transparência das mesmas.

Isso acontece porque a planta, provavelmente, está recebendo água demais – ou está em um cachepô, sem furinhos para que a água que sobra das regas escorra.