Como regar os cactos e suculentas?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 7 votos

Regar ou não regar? Como dito anteriormente, as suculentas e cactos não precisam de muita água, mas assim como toda e qualquer planta, precisam delas para sobreviver. Por isso, em épocas mais quentes, borrife e regue-as uma vez por semana. Em dias frios, faça isso uma vez a cada 15 dias.

A frequência vai depender de fatores como o tamanho do vaso, mas, como regra geral, podemos seguir a seguinte recomendação. Para os meses mais quentes: regar uma vez por semana. Para os meses mais frios: regar duas vezes por mês.

A regra básica é regar o cacto uma vez por semana, sem formar poças de água no substrato da planta – ou seja, sem excessos. Essas plantas devem ser colocadas em um recipiente com substrato que permita bastante drenagem, para que a água circule e alcance todas as partes do cacto.

O ideal é que o cacto seja regado no máximo uma vez por semana em pouca quantidade. A explicação é simples: você já deve ter percebido que o cacto é uma planta mais “inchada“. Esse formato não é à toa! Trata-se do acúmulo de água que a espécie faz para sobreviver durante toda a semana.

Mas, se você achar que a plantinha está precisando de água, pode verificar espetando um palito na terra: se ele sair sujo, não precisa de água; se sair seco, pode colocar mais água, sempre moderadamente. Os vasos que vão acomodar os cactos ou as suculentas devem ter furinhos para o escoamento da água.

Cactos gostam de bastante claridade. A grande maioria são plantas de sol direto, mas há espécies que toleram bem a luz indireta, como, por exemplo, o cacto macarrão (Rhipsalis cereuscula) e a flor de maio.

É só misturar meia colher de café de sal amargo em um litro de água. Depois, colocar em um borrifador e espalhar abundantemente pelas folhas das suculentas, que irão absorver o magnésio. Faça isso apenas uma vez por mês, de preferência no final da tarde ou início da noite.

Também temos os famosos cactos rabo de macaco, rabo de gato e rabo de rato, que podem ser considerados cactos de meia sombra, uma vez que se beneficiam de algumas horas de sol direto, nas horas mais amenas do dia, no início da manhã ou final da tarde.

Como cuidar de cactos em vasos
É importante que eles sejam colocados em um local ensolarado e ventilado. Além disso, é necessário regar os cactos apenas quando o solo estiver seco e adubá-los regularmente. Outra dica importante é não encharcar o solo ao regar as plantas, pois isso pode causar problemas nas raízes.

Experimente regar uma vez por semana
As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta. Assim, poderá adaptar a rega de acordo com suas necessidades específicas.

Para saber se um cacto está murcho, observe se suas folhas estão meio caídas, um pouco enrugadas ou talvez encolhidas, e isso varia de acordo com a quantidade de água que está em falta na planta.

As suculentas nem sempre vão bem dentro de casa, pois não são plantas de sombra. Elas precisam de sol, portanto o melhor é cultivá-las próxima de uma janela onde bata bastante sol (no mínimo, por 4 horas diárias).

Cactos. Essa espécie é ideal para ter no quarto, pois não exige muito trabalho e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não rouba oxigênio. Quando ficar exposta ao sol, deve ser regada a cada 15 dias. Nos ambientes mais frescos, apenas uma vez ao mês já é suficiente, e quando a terra estiver seca.

Cactos gostam de água
Pode não parecer, mas os cactos gostam e também precisam de água para sobreviver. Mesmo sendo plantas que sobrevivem bem em lugares secos e com muito sol, é preciso regá-las com uma certa frequência. Molhe a terra com cuidado: em dias quentes, borrife um pouco de água e molhe uma vez por semana e.

Primeiros sinais: aparência pálida e perda das folhas são sinais de que a suculenta não está recebendo a quantidade necessária de luz, cerca de 4 horas. Formato: suculentas que se tornaram compridas, com folhas bem separadas, possivelmente estão sofrendo do mesmo problema: falta de sol.

Aquela folhagem meio caidinha pode dar um sinal pra nós de que a planta está com sede mas, antes de servir uma generosa dose de água, use o dedômetro. Se notou que o substrato tá úmido, as folhas murchas indicam excesso de água.