Como salvar uma suculenta com excesso de água?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4 / 5 8 votos

Deixe as folhas secarem (fora da luz solar direta) por alguns dias. Prepare uma mistura de vasos bem drenada para suculentas. Coloque as folhas no solo ou enfie as pontas nele. Enquanto mantém o recipiente longe da luz solar, borrife-o com água a cada poucos dias ou quando sentir que o solo está seco.

O excesso de água acaba prejudicando as suculentas, pois elas já possuem uma reserva do líquido, explica a paisagista Fabiana Fróes. O excesso de água pode, inclusive, apodrecer as raízes.

Silvana, se sua suculenta estier com folhas moles, elas já estão podres, não vai adiantar replantá-las. Isso acontece porque a planta, provavelmente, está recebendo água demais – ou está em um cachepô, sem furinhos para que a água que sobra das regas escorra.

Como recuperar suculentas com folhas murchas
Experimente um pouco de luz natural ou retirá-la da exposição solar o dia todo e veja como a sua planta reage. Vale considerar mudá-la de lugar também quando você percebe que ela está próxima demais de outra (s) planta(s).

Folhas enrugadas, secas e fechadas podem ser sinais de desidratação. - Folhas começam a parecer enrugadas e secas; - Folhas não ficam cheias ou firmes; - Observar as suculentas em forma de roseta (vistas de cima), que, quando sem água, tendem a se fechar.

As suculentas nem sempre vão bem dentro de casa, pois não são plantas de sombra. Elas precisam de sol, portanto o melhor é cultivá-las próxima de uma janela onde bata bastante sol (no mínimo, por 4 horas diárias).

Preste sempre atenção para ela ter sol ou bastante luminosidade. Em sua maioria, as suculentas necessitam de pelo menos meia sombra.

Os caules e folhas das suculentas armazenam água por mais tempo do que outras espécies, por isso exigem pouca rega, bastando você regar uma vez por semana. É importante não encharcar o solo. Ele precisa drenar bem a água da rega para não apodrecer as raízes e folhas.

Mover a sua plantinha “tristonha” pode fazer toda a diferença, confie! Isso porque, às vezes, o vaso está muito pequeno, e as raízes estão se sufocando, precisando de um lugar maior para se desenvolverem. Assim, a dica é replantar a sua plantinha em um vaso maior, com pelo menos três centímetros a mais de largura.

Se a sua suculenta cresce mais no inverno, faça a decapitação nesse período. O importante é que a planta esteja durante o seu crescimento vegetativo. Jamais faça a decapitação de plantas durante a dormência, pois isso enfraquece elas e atrasa o enraizamento.