Pode plantar suculentas em vaso de plástico?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 8 votos

As suculentas são versáteis e podem ser plantadas em qualquer tipo de vaso. Você pode optar por modelos de barro, plástico, cerâmica ou reaproveitar qualquer outro objeto.

Vaso de barro para suculentas
Normalmente, as plantas se adaptam melhor em vasos de barro, pois seu material lembra o solo natural. Além de possuírem bom custo benefício, eles são porosos e, consequentemente, drenam melhor a água.

Os vasos de plástico são ótimos pela sua praticidade. Para plantar mudas, quase sempre é o ideal. Até porque ele facilita na hora da trocar a muda de vaso. Os vasos de plástico retém mais umidade.

Use pedrinhas ou argila expandida no fundo do vaso. A ideia é que a água penetre na terra e atravesse o vaso com facilidade”, orienta a paisagista Catê Poli. Na hora de criar a muda, retire as folhas da espécie desejada e coloque-as na superfície de uma bandeja ou pote com areia umedecida.

Suculentas precisam que suas raízes sequem rapidamente. Eles não gostam de ficar com excesso de água por mais de um dia ou dois e começarão a apodrecer se ficarem muito tempo úmidos. É por isso que recomendo usar vasos com um orifício de drenagem quando você estiver começando com suculentas.

Posso colocar pedrinhas para enfeitar o vasinho? Sim, elas inclusive ajudam a “barrar” a absorção de água pela suculenta, o que é muito bom para elas.

Para fixar uma planta artificial dentro de um vaso, tradicionalmente são usados pedaços de argila. Essa argila é feita de material natural, ou seja, é nada mais do que argila orgânica. Nela, são fixas as hastes das plantas escolhidas e estas ficam firmes dentro do vaso.

No geral, na horta em garrafa pet você pode plantar alface, rúcula, cebolinha, manjericão, coentro, alecrim, hortelã, espinafre, rabanete, pepino, morango, tomate-cereja, alho, pimentas, entre algumas outras espécies que tenham características parecidas com essas citadas.

Como são muito utilizadas em obras, são popularmente conhecidas como “pedrinhas de construção”. Elas também aparecem no paisagismo, na composição de canteiros e quintais. As pedras são necessárias no plantio porque facilitam o escoamento de água do vaso, evitando que o solo fique encharcado.

MUITO IMPORTANTE: É OBRIGATÓRIO O PLANTIO DAS MUDAS EM UMA MISTURA COMPOSTA 60% TERRA PREPARADA (CONHECIDA COMO TERRA PRETA) + 40% DE SUBSTRATO. AS MUDAS NUNCA PODEM SER PLANTADAS DIRETAMENTE NO SOLO E TAMBÉM NÃO SE PODE PLANTAR MAIS DE UMA MUDA POR VASO (de 6 litros) ou SACO PLÁSTICO (de polietileno).

grande não fica pesado. você vai simplesmente pegar o isopor tá cortar em pedacinhos. depois coloca uma manta tá. e aí depois você simplesmente coloca a terra.

Então, que terra usar para suculentas? O ideal é que seja usado duas partes de terra adubada para uma parte de areia grossa, isso garantirá uma boa drenagem. As suculentas não toleram solo encharcado, pois o solo muito úmido apodrece suas raízes e podem destruir a planta.

Qual o melhor ambiente para suculentas
Suculentas gostam da luz do sol e não gostam de ambientes úmidos. Dentro de casa, elas vão bem em varandas e perto de janelas.

10 cm de altura

1. Escolha do Vaso. O desenvolvimento das suculentas depende do espaço que as raízes possuem para o crescimento radicular. Dessa forma, o ideal é que o vaso tenha no mínimo 10 cm de altura, devendo-se observar, principalmente, o porte da planta.

Os vasos para plantar suculentas podem ser desde os de materiais tradicionais de cimento ou barro, mas essas plantas também podem florescer em vasos para suculentas diferentes como vasos de lata, vasos de vidro, vasos em xícaras e até mesmo em vasos suspensos.