Por que o álcool causa pancreatite?

Perguntado por: epires . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Sabia que uma das principais causas da pancreatite é o alcoolismo? O consumo abusivo de álcool, durante longos períodos pode gerar alteração no parênquima pancreático, endurecendo o tecido e o tornando fibroso, atrofiando a glândula.

O álcool, quando consumido pela via oral, pode aumentar a perfusão da mucosa e estimular a produção de secretina, mecanismos que, de forma indireta, podem afetar a microcirculação pancreática.

Drauzio – Álcool, nunca mais? José Eduardo Monteiro da Cunha — O indivíduo que teve pancreatite alcoólica não pode tomar álcool nunca mais, para não agravar o quadro e evitar a progressão da doença.

a pancreatite alcoólica tende a se iniciar de forma menos aguda e ser mal localizada. Ainda estão entre os sinais clínicos da pancreatite a distensão abdominal, sinais de resposta inflamatória sistêmica (SIRS), sinais de Cullen (hematoma periumbilical) e Grey Turner (hematoma em flancos).

Para proteger o pâncreas é necessário evitar alimentos processados, frituras, farinhas refinadas, açúcares e refrigerantes. Estes alimentos contam com altas doses de gordura saturada, que é prejudicial ao órgão.

A base do tratamento da pancreatite de origem alcoólica é o suporte clínico e a suspensão da ingesta oral de etanol, já que ainda não há tratamento específico para a pancreatite.

A pancreatite é um processo inflamatório do pâncreas, agudo ou crônico, de variadas causas. Esta patologia pode melhorar sem deixar sequelas ou evoluir para casos mais graves, com possibilidade de levar à morte.

Dieta para crises de pancreatite aguda
Alguns especialistas recomendam não ingerir nenhum tipo de alimento até que a pessoa melhore — apenas beber água para evitar desidratação. Isso pode levar de 24 a 48 horas, e é necessário acompanhamento médico para introduzir a alimentação quando a crise estiver controlada.

Quase todas as pessoas com pancreatite aguda sentem uma dor intensa na região superior do abdômen. A dor se irradia para as costas em aproximadamente 50% das pessoas. Quando a pancreatite aguda é causada por cálculos biliares, a dor costuma começar subitamente e alcança a sua intensidade máxima em minutos.

Pancreatite aguda: é uma inflamação súbita do pâncreas. Neste caso, o paciente apresenta um aumento do tamanho do órgão, causado pela inflamação e pode sentir uma dor repentina e intensa. Se não for tratada, pode prejudicar o pâncreas e outros órgãos vitais, correndo risco de levar a óbito.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

O diagnóstico da pancreatite aguda é estabelecido pela presença de pelo menos 2 dos seguintes: Dor abdominal compatível com a doença. A dosagem sérica da amilase e/ou da lipase > 3 vezes o limite superior do normal (o intervalo normal dos níveis de amilase e lipase pode diferir dependendo do teste utilizado)

Feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha são ricos em proteínas e possuem baixo teor de gorduras saturadas. O excesso de gorduras saturadas na alimentação sobrecarrega o pâncreas. Couve, repolho, brócolis, nabos, mostarda, entre outros, são ricos em nutrientes e ajuda a proteger a atividade pancreática.