Por que no meio da frase é junto ou separado?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida.

Porque: normalmente usado em respostas. Exemplo: "A festa acabou porque houve uma grande confusão." Porquê: tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo). Exemplo: "Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo."

Por causa de é a forma correcta, sinónima de porque (por causa de estar = por estar = porque estava).

A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque.

O porque, junto, é uma conjunção (palavra que liga dois termos ou duas orações que têm a mesma função sintática em uma frase). Como se trata de uma conjunção causal ou explicativa, para saber se o porque de uma frase é ou não junto tente substituí-lo por “pois” ou “uma vez que”.

A expressão 'o que' é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e. A única diferença entre o que e o quê é que a segunda expressão é utilizada apenas no final de uma frase, mas ambas possuem o mesmo significado.

Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo. Geralmente é antecedida por artigo e tem sempre a ideia de “o motivo”, “a causa”. Ex.: Não sei o porquê de sua atitude hoje. Contaram a ela o porquê de sua revolta.

Por quê: Escrito separado e com o acento, serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, possuindo o mesmo significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, é uma conjunção explicativa ou causal, utilizado geralmente em respostas.

Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas.