Por que não se pode falar mais melhor?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Ao dizermos, por exemplo, que um texto é melhor que o outro, pressupomos que os dois sejam bons. Mas, se um é pior que o outro, é sinal de que os dois são maus. As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras.

Não é errado falar "bem melhor" ou “muito melhor" não, pois o mesmo não é classificado como vício linguístico, é para intensificar o adjetivo "melhor" @alexidan os dois estão corretos,mas o "muito" estaria fazendo a ação de "mais",ou seja, em excesso.

As palavras que ninguém aguenta mais
Em Gramática Normativa, antes de particípio, usa-se “mais bem” e “mais mal”, em vez de “melhor” e “pior”.

Podemos, então, concluir que pior é uma forma do comparativo de superioridade, pelo que se quisermos construir um comparativo de inferioridade, não poderemos usar «menos pior». Teremos, antes de optar por «menos mal/mau». Disponha sempre!

Comparativo de superioridade de bem; mais bem.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa.

MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”. 3.

A palavra deve ser usada quando está qualificando uma ação, um verbo. Exemplos: Patricia foi melhor que Débora na prova. Ela comeu melhor hoje do que ontem.

Portanto, em todas as outras situações, ou seja, «quando se comparam qualidades de dois seres ou objetos, não se deve dizer "mais bom", "mais mau" nem "mais grande", mas, sim, as formas especiais melhor, pior e maior» ( <iidem< i=""> idem).

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizermais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.

A frase com "menos bom" é a que soa menos natural das três. Parece uma forma pouco idiomática de evitar a possível conotação negativa de "pior". Existe uma implicação de que a qualidade do À Fartazana é, se não alta, pelo menos não baixa. A terceira frase, com não é tão bom, é já mais idiomática.