Por que não consigo rastrear minha encomenda?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Isso porque alguns centros de distribuição próximos à sua residência ou endereço de entrega podem estar sem o serviço de entrega ou que tenha entrado temporariamente em área de risco.

Verifique se a URL de rastreio está errada. Verifique se a transportadora está errada. Acesse a URL de rastreio passando o número no navegador e verifique se acessa a página de acompanhamento de rastreio. Verifique se a transportadora está na lista de transportadoras cadastradas para o rastreio.

Às vezes, o rastreamento pode demorar alguns dias para atualizar, principalmente se a encomenda estiver em trânsito entre cidades ou estados diferentes. Portanto, tenha paciência e espere mais um pouco antes de entrar em pânico.

A forma mais eficaz de descobrir se o código de rastreamento que recebeu é verdadeiro e correto é testá-lo na ferramenta de seguimento. Os códigos de envio normalmente são ativados no mesmo dia em que o envio foi recolhido.

É normal que demore alguns dias entre as atualizações. Isso acontece porque a mercadoria costuma transitar de um centro de distribuição a outro até chegar ao endereço final. Pode levar até 72 horas úteis para que o código de rastreio seja validado pelo sistema dos Correios.

O rastreamento de um pedido dos Correios pode ser feito pelo site rastreamento.correios.com.br. Em seguida é só digitar o código de rastreio e preencher o teste da imagem.

Você pode conferir o rastreio no site dos correios: http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/resultado.cfm com o novo código indicado.

É normal que leve alguns dias entre um atualização e outra, devido à distância entre diferentes centros de distribuição. Se o pedido ainda estiver dentro do prazo de entrega, acompanhe o andamento e aguarde uma nova atualização.

Os objetos da modalidade Encomenda PAC têm prazos mais dilatados e por isso mesmo, as atualizações do sistema de rastreamento podem demorar a ocorrer. O prazo previsto para entrega do objeto é o Dia da Postagem + 14 dias úteis. Ou seja, o prazo para entrega do objeto é até o dia 27/02/2023. Gentileza aguardar.

O aplicativo oficial dos Correios é, também, uma das melhores formas para rastrear as encomendas. Basta cadastrar os seus códigos de rastreamento para acompanhar o status da entrega, com a opção de receber notificações a cada atualização.

Como funciona
Após a postagem, a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios (http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/), informar o CPF, e inserir login e senha – previamente cadastrados no portal.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o site do Melhor Rastreio, digitar o código de rastreio no campo de busca e clicar em Pesquisar. Agora, basta conferir em qual agência dos Correios sua encomenda está, ou verificar se ela já chegou ao destino final.

Caso você queira ter certeza que a transportadora está encarregada de enviar a encomenda, basta consultar o código no site da empresa ou em alguma ferramenta de rastreio.

Utilizando o CPF ou CNPJ
Para realizar a consulta utilizando o número do CPF ou CNPJ é preciso fazer um cadastro no site dos Correios. Feito isto, ao entrar na página da empresa, basta digitar os números no campo “Acompanhe seu objeto”.

Encontre a unidade:
Se desejar, você também pode utilizar o site dos Correios para fazer sua pesquisa. Nesse caso, abra a página da instituição e, na caixa “Acompanhe seu Objeto”, digite o código do pacote. Em seguida, clique na lupa e veja todo o trajeto da encomenda, descobrindo em que unidade ela está.

Objeto postado: o lojista postou sua encomenda na agência dos Correios; Objeto em trânsito: o pacote está transitando entre a agência e o centro de distribuição mais próximo do seu endereço; Objeto saiu para entrega ao destinatário: a encomenda está a caminho do seu endereço.