Por que gases causa tanta dor?

Perguntado por: omagalhaes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

“O excesso de gases, quando não expelido pelo ânus, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal.

Geralmente, a dor e a cólica acontecem quando os gases ficam presos ou não se movem naturalmente pelo sistema digestivo para serem eliminados. Por isso, observar os sinais que aparecem constantemente e se elas passam rápido ou persistem, mesmo com a ajuda de um medicamento, é importante.

Tratamento dos gases
Os médicos explicam para as pessoas com flatulência ou inchaço crônicos que o quadro clínico não é causado por outro distúrbio e que esses sintomas relacionados aos gases não são prejudiciais à saúde. Pessoas com excesso de flatulência devem evitar alimentos com probabilidade de causar flatos.

Chá de boldo
O chá de boldo consegue ser eficiente na eliminação dos gases por ser rico nas substâncias boldina e ácido rosmarínico, que possuem elevadas propriedades digestivas.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Quais são as causas dos gases presos? Na maioria dos casos, a causa por trás dos gases no estômago ou intestino está relacionada com algo que você comeu. Sabe aquela sensação de “empachamento” após digerir algo pesado ou se alimentar de forma inadequada (rápido demais ou falar enquanto come).

Geralmente, o excesso de gases é preocupante quando é acompanhado de odores fortes, dor, inchaço abdominal ou quando se elimina mais de 20 gases por dia, o que indica a necessidade de procurar um especialista para investigação do problema.

O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados). Alimentos ricos em fibra não solúvel, como sementes, farelo de trigo e alguns vegetais.

O excesso de gases pode causar dor abdominal tipo cólica, com intensidade variável. O nível de desconforto depende de cada indivíduo. Essa dor se manifesta com períodos de maior intensidade e, então, ocorrem intervalos assintomáticos, de 3 a 5 minutos, até que o flato seja liberado.

Sintomas de apendicite

  1. Mal-estar geral;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  4. Náuseas ou vômitos;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Perda de apetite;
  7. Barriga inchada;
  8. Excesso de gases.

Quando em excesso, os gases causam dor na região abdominal e torácica. Algumas pessoas com gases intestinais sentem dor do lado esquerdo, mas nem sempre esse sintoma está relacionado ao excesso de gases. Por isso, é importante investigar caso a dor persista. Além disso, gases dão dor nas costas, em alguns casos.

Por exemplo, deitar de barriga para cima e colocar as pernas para o alto costuma ajudar, principalmente se a dor abdominal estiver sendo provocada por gases, já que essa posição ajuda a eliminação dos flatos.