Por que existe verão?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos.

E porque dizemos que Beulah Henry inventou o verão? A sua primeira patente em 1912, marcou o caminho: um congelador mecânico que fazia gelados com muito pouco gelo.

No verão, os dias são mais longos e as noites são mais curtas, visto que há um maior período de iluminação solar. O verão é considerado uma estação que provoca felicidade nas pessoas. Isso é explicado pela exposição maior ao sol, que provoca a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo nosso humor.

O início do verão começa com o solstício de verão
O solstício de verão marca o início da estação. Nesse momento, um dos hemisférios da Terra está inclinado em direção ao Sol, recebendo maior quantidade de raios solares. Essa inclinação é em relação à latitude, a partir da Linha do Equador.

O verão, uma das quatro estações do ano, é caracterizado por elevadas temperaturas. Os dias ao longo dessa estação são mais extensos, e as noites são mais curtas. O verão, uma das quatro estações do ano, caracteriza-se por elevadas temperaturas.

O eixo inclinado da Terra causa as estações do ano. Ao longo do ano, diferentes partes da Terra recebem os raios mais diretos do Sol. Então, quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, é verão no Hemisfério Norte. E quando o Polo Sul se inclina em direção ao Sol, é inverno no Hemisfério Norte.

Verão: inicia-se por volta do dia 21 de junho, finalizando por volta do dia 23 de setembro. É chamado de verão boreal. Outono: inicia-se por volta do dia 23 de setembro e finaliza-se por volta do dia 21 de dezembro.

Assim, o calor tem um efeito relaxante sobre o corpo. Além disso, as altas temperaturas do verão causam no organismo uma sensação de conforto e bem-estar, relaxando e aliviando todos os músculos do corpo.

Afinal, por que chove tanto no verão? Porque o ar fica mais quente e com capacidade maior para armazenar umidade – isto é, vapor. Nesse calorão, mais água evapora da superfície terrestre. É assim que as nuvens surgem no céu.

Isso acontece porque, durante o movimento de translação, que dura um ano, a incidência de luz solar é diferente em cada região, devido à inclinação do planeta.

A temperatura mínima prevista é de 13°C, e a máxima não deve superar os 16°C. Os índices de umidade do ar se elevam significativamente, com valores mínimos acima dos 70%, completa o CGE.

O verão possui os dias mais longos e as noites mais curtas, se for comparado com as outras estações do ano. Isso acontece porque uma parte do planeta Terra fica mais próxima do sol. A principal característica dessa estação é o fato dele ser a estação mais quente dentre as quatro estações.

O que explica essa característica é que o eixo da Terra não é totalmente perpendicular à órbita terrestre. No verão que ocorre no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a ponta sul do eixo do planeta está voltada para o Sol, fazendo com que ele fique visível por mais tempo.