Como funciona o horário de verão no Brasil?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

“A partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal.

Medida que visa aproveitar melhor a iluminação natural durante o verão está suspensa desde 2019. Suspenso desde 2019, o horário de verão pode não voltar em 2023.

→ Início do horário de verão
Os relógios são adiantados em 1 hora, a partir da meia-noite da data de início, ou seja, quando os relógios marcarem 0h00, deverão ser adiantados para 01h00. No início do horário de verão, o relógio é adiantado em uma hora.

Conforme esclarecido por Silveira, a implantação do horário de verão para 2023 está condicionada unicamente à presença de “provas concretas de sua necessidade.”

Quando o retorno do horário de verão pode ser anunciado? Como o horário de verão começa em outubro, a decisão pode ser anunciada em setembro deste ano. Conforma a determinação que estipula o horário de verão, ele deve começar nos primeiros fins de semana de outubro e pode ser vigente até fevereiro do próximo ano.

No dia 25 de abril de 2019, Jair Bolsonaro assinou o decreto que acaba com o horário de verão. Segundo o presidente, o fim do horário diferenciado, por favorecer o relógio biológico, vai aumentar produtividade do trabalhador.

A incerteza recai sobre o Sudeste, sem sinais claros de mais ou menos chuva e calor. Há a possibilidade, porém, de Brasil e o restante da América do Sul registrarem temperaturas acima das médias históricas no verão. No país, esse aumento pode ser registrado de São Paulo rumo ao norte.

Como funciona o horário de verão? Quando se inicia o horário de verão, os relógios devem ser adiantados em 1 hora. Ao final do período, os relógios devem ser atrasados também em uma hora. No início do horário de verão, os relógios são adiantados em 1 hora.

Horário de verão
No caso do Brasil, os estados que adotam o horário estão normalmente em GMT-3. No horário de verão, passam para GMT-2 (-3h + 1h = -2h, i.e., o fuso horário anterior ao de -3h). A hora de referência, GMT, é sempre a mesma.

No início do horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora e, no seu término, são atrasados em uma hora. O funcionamento do horário de verão dá-se pelo adiantamento dos relógios em 1 h no seu início e pelo atraso dos relógios em uma 1 h no seu fim.

Sua última análise atribui “uma chance bastante alta – acima de 80% neste momento – de que 2023 seja o ano mais quente já registrado”, disse Zeke Hausfather, cientista climático da Berkeley Earth. Os pesquisadores finalizarão as classificações anuais de temperatura em janeiro.

Em 2019, a medida foi extinta pelo então presidente Jair Bolsonaro e, neste ano, apesar da troca de governo, não há sinais de que o horário de verão possa ser adotado novamente.

22 de dezembro de 2023

O verão no Brasil começa no dia 22 de dezembro de 2023 e termina em 20 de março de 2024. O solstício de verão é o fenômeno astronômico que marca o início dessa estação. Ele acontece exatamente às 00h27 do dia 22 de dezembro de 2023 no Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil.