Quais as mudanças que ocorreram nos fusos horários do Brasil ao longo dos anos?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

O Brasil possuía quatro fusos horários, até o ano de 2007, a partir de 2008 o quarto fuso foi extinto e passou a vigorar somente três fusos no território. Assim, a parte onde abrange o Acre e parte do Amazonas foi incorporada ao fuso -4.

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.

Inicialmente, apenas um único fuso cobria todo o território nacional, o que mudou em 1913, quando o decreto de lei nº 2.784 – sancionado pelo então presidente Hermes da Fonseca – determinou quatro fusos horários, de modo a organizar melhor a distribuição dos horários com base no Meridiano de Greenwich, criado algumas ...

Não terá horário de verão em 2022. A medida foi suspensa em 2019, no primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o horário de verão não esteve em pauta. Caso a medida fosse adotada em 2022, ela deveria ter sido autorizada e divulgada no mês de agosto.

Desde o ano de 2013, a população voltou a contar com quatro fusos horários no Brasil. Ouça o texto abaixo!

No Brasil, existem 4 fusos horários. Os fusos do Brasil estão a oeste do Marco Zero (Meridiano de Greenwich), incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal.

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras.

Desde 30 de outubro de 2013 seis estados usam dois fusos horários dentre suas fronteiras: Amazonas; Espírito Santo; Pernambuco; Rio Grande do Norte (e extraoficialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

-3 horas

A maior área do país se encontra sob o fuso horário de -3 horas (GMT-3), registrado como o horário oficial de Brasília, contemplando dentro dessa faixa os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, o Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, ...