Quando foi o dia mais quente no mundo?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Segundo dados do Instituto das Mudanças Climáticas da Universidade do Maine, nos EUA, o dia mais quente já registrado no planeta Terra foi 3ª feira, 4 de julho de 2023. A temperatura média global atingiu 17,18°C. O recorde anterior era de 2ª feira (3.

E nos oito primeiros meses do ano, a temperatura média do planeta está “apenas 0,01°C atrás de 2016, o ano mais quente já registrado”.

Até hoje a temperatura mais alta já registrada oficialmente foi no ano de 1913. O Vale da Morte, na Califórnia, registrou 56,7ºC. Já em 2020, os termômetros arriscaram se aproximar desta média histórica, registrando 54,4ºC.

No domingo (1º), a capital registrou a marca de 38,9ºC, que até então, era a maior temperatura registrada durante o ano de 2023. Na última semana, os dias quentes causaram um pico histórico de consumo de energia na capital do Amazonas.

Recordes históricos podem cair
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, de 2005, de 44,7°C.

Julho de 2023 foi o mês mais quente já registrado no planeta
— O Hemisfério Norte tem uma área continental maior. E o continente tem um calor específico menor do que no oceano. Isso significa que o continente vai aquecer mais rapidamente e as temperaturas vão ser ainda mais extremas nesses locais.

Chegada do El Niño torna bastante provável que o ano de 2024 seja o mais quente já visto, dizem cientistas. O ano de 2023 tem sido pródigo em calor extremo, com ondas de calor afetando quatro continentes no hemisfério norte e causando incêndios florestais intensos em países como a Grécia.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.

Batendo recorde pelo segundo dia consecutivo, a cidade de São Romão, na Região Norte de Minas, se consagrou a cidade mais quente do Brasil.

Não se trata apenas de um grande feito de laboratório. O experimento abre caminho para o desenvolvimento de novos materiais com propriedades inimagináveis. A menor temperatura já registrada na Terra naturalmente foi de – 89,2ºC, na Antártida. Em alguns lugares da Lua, ela pode cair abaixo dos – 200ºC.

A onda de calor extremo em pleno fim de inverno e começo de primavera pegou muita gente de surpresa neste ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 2023 teve o mês de setembro mais quente dos últimos 80 anos. E, com a chegada de outubro, o calor deve persistir, junto às chuvas no Sul do País.

Sua última análise atribui “uma chance bastante alta – acima de 80% neste momento – de que 2023 seja o ano mais quente já registrado”, disse Zeke Hausfather, cientista climático da Berkeley Earth. Os pesquisadores finalizarão as classificações anuais de temperatura em janeiro.

A Base de Pesquisa Vernadsky, da Ucrânia, localizada nas Ilhas Argentinas do continente gelado, recentemente quebrou seu recorde de temperatura para o mês de julho, alcançando impressionantes 8,7°C.