O que aconteceu no século 17?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O século XVII foi um período marcado por grandes tensões e conflitos, também considerado um século trágico, contraditório e problemático. No entanto, é sob essas tensões sociais que ocorre uma reviravolta na história ocidental. Muda-se profundamente toda a ordem política, social, cultural, econômica e educacional.

História - Século XVII (1601 a 1700)

  • A descoberta do ouro. ...
  • 1580-1640 - União Ibérica. ...
  • 1612-1616 - Controle do litoral norte. ...
  • 1620 - Tentativa de ocupação holandesa. ...
  • 1645-1654 - A Batalha dos Guararapes. ...
  • 1690 - A corrida pelo ouro.

No século XVII, aconteceram as primeiras expedições denominadas bandeiras, que povoou em grande escala o território brasileiro, principalmente nas extremidades do Rio Amazonas, do Rio São Francisco e do sertão nordestino.

O século XVIII foi marcado por inúmeras transformações que tiveram grande influência das ideias iluministas. Dente estas transformações podemos destacar; a Independência dos Estados Unidos da América, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, todas elas pautadas nas ideias Iluministas.

Por todo o século XVII, a Europa é marcada por uma série de revoltas e guerras, como a Guerra dos Trinta Anos, a Revolução Inglesa, as Frondas francesas, a Revolta Holandesa, a Sublevação da Catalunha, a Revolta de Portugal, a Revolta da Andaluzia e a Revolta de Masaniello.

No final do século XVII, a privacidade ainda era rara. As casas eram como grandes galpões, e essa ausência de delimitações fazia com que todas as coisas ficassem juntas, "não havia locais profissionais, tudo se passava nos mesmos cômodos em que eles viviam com sua família. Também se dormia, se dançava...".

A Revolução Científica do século XVII foi um período de mudanças radicais na ciência. Entre as maiores descobertas dessa revolução, destacam-se a observação astronômica precisa, a formulação de leis do movimento e o desenvolvimento do método científico. E é aí que Galileu entra nessa história.

O próprio nome do movimento nos remete a luz – não é à toa que esse período é conhecido como “Século das Luzes” -, que pretende se contrapor a herança medieval que ficou conhecida como “Idade das Trevas”, quando todo o conhecimento era subordinado à religião.

A sociedade colonialista era totalmente escravista e a economia latifundiária e baseada na monocultura. A cana-de-açúcar ocupava o posto de produto mais produzido, sendo o “carro-chefe” das grandes propriedades.

O Brasil entrou no século 17 sob o domínio espanhol, com a União Ibérica (1580-1640).

Filipe de Anjou sobe ao trono espanhol como Filipe V e funda a dinastia de Bourbon. Gottfried Wilhelm Leibniz funda a Academia de Ciências de Berlim. Fundação da cidade de Kumasi (Gana). Fundação do município de Caravelas na Bahia.

A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, por volta de 1760, representou um período de inúmeras transformações econômicas e sociais na Europa e no mundo.

Em 1760 foi criada a Capitania do Rio Grande de São Pedro, com sede na Vila do Rio Grande e subordinada ao Rio de Janeiro. 1763 - O Rio de Janeiro substituiu Salvador como capital do Estado do Brasil. A principal razão era que o Rio de Janeiro servia como escoamento da exploração de ouro em Minas Gerais.

A última foi caracterizada na Europa notoriamente pela Guerra dos Trinta Anos, a Grande Guerra Turca, o fim da Revolução Holandesa, a Guerra Luso-Holandesa, o declínio da República das Duas Nações (Polônia e Lituânia) e a Guerra Civil Inglesa.

Entre 1617 e 1619, ocorreu a primeira epidemia de varíola na América do Norte, em Massachusetts. A doença não se interiorizou, permanecendo limitada às grandes cidades (portos da costa leste).