Qual é o século 13?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 14 votos

O número romano XIII corresponde ao número 13 (treze). O Século XIII corresponde aos anos de 1201 a 1300.

O número romano XIV corresponde ao número 14 (catorze). O Século XIV corresponde aos anos de 1301 a 1400.

O século XIII intensifica esse processo de êxodo rural, pois as produções agrícolas ruins fizeram com que muitos buscassem sobreviver nas cidades. A Peste Negra causou a morte de cerca de 1/3 da população europeia ao longo do século XIV.

O número romano XII corresponde ao número 12 (doze). O Século XII corresponde aos anos de 1101 a 1200.

No século XII, a religião foi o eixo em torno do qual giraram os eventos mais importantes da Europa. A Segunda Cruzada e a Terceira Cruzada aconteceram. A segunda das cruzadas foi um fracasso e a terceira foi relativamente bem-sucedida em tomar sob o poder dos cruzados as cidades de Jafa e a ilha de Chipre.

O século XVI começou no calendário juliano no ano 1501 e terminou nos calendários juliano e gregoriano no ano 1600. Este século é visto pelos historiadores como o período que a civilização ocidental se desenvolveu e se impôs.

1 de janeiro de 1401

O século XV foi o século do calendário juliano que decorreu de 1 de janeiro de 1401 até 31 de dezembro de 1500. Na Europa, o século XV foi visto como a ponte entre o final da Idade Média e o início do Renascimento e da Idade Moderna.

“(...) o período entre os séculos IV e XVI é tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais freqüência, Idade Média. Todos eles rótulos pejorativos, que escondem a importância daquela época na qual surgiram os traços essenciais da civilização ocidental.

A “Idade das Trevas” da Grécia Antiga remete ao processo de formação da civilização grega. A partir do século XV a.C., os habitantes da Ilha de Creta sofreram a invasão de outros povos que ocuparam regiões diversas da Península Balcânica.

Durante o ano 1000 o mundo ocidental foi varrido por um temor bastante vulgarizado ligado às ideias milenaristas que os eclesiásticos divulgavam através da leitura do Apocalipse. Os cometas e o nascimento de crianças com deformidades congénitas foram considerados como sinais de que o fim dos tempos estava próximo.

O número romano XIX corresponde a versão do natural 19 (dezenove). Ele é formado pela soma de dois números-chave: o decem (X= 10), que aparece duas vezes, e o unus (I = 1).

Tudo isso quer dizer uma coisa relativamente simples: o ser humano no ano 1000 d.C. era muito parecido com o de hoje. Tinha basicamente os mesmos defeitos e desejos; só não tinha a tecnologia para obtê-los. E, assim como hoje, praticamente tudo dependia da classe social do sujeito, e do país onde ele nascera.

Um período de aquecimento global atingiu o planeta entre 800 e 1300, o que, no geral, favoreceu a produção de alimentos. Mas o desabastecimento existia e atingia até os abastados. O camponês era mais vulnerável, comia menos.

A crise do século XIV intensificou as tensões sociais, que resultaram em diversas revoltas camponesas e urbanas. Além disso, a Europa vivia um momento em que não havia mais expansão das terras cultivadas e a produtividade do solo era a mesma de séculos atrás.

O número romano XVIII corresponde ao número 18 (dezoito). O Século XVIII corresponde aos anos de 1701 a 1800.