Como a ciência foi vista no século XIX?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

No século XIX houve um grande florescimento da ciência. Todas as áreas do conhecimento registraram avanços e a ciência passou para o domínio publico, tornou-se mais popular. Em 1831,na Inglaterra, foi criada a Associação Britânica para o processo da Ciência, exemplo seguido pelos Estados Unidos em 1848.

Esse período se caracteriza pelo extraordinário progresso da pesquisa em todos os ramos da Ciência, como em Matemática (Teoria dos Números, Teoria dos Grupos, Geometria não euclidiana, Topologia), Astronomia (Astrofísica, Sistema Solar), Física (Termodinâmica, Eletromagnetismo, Radioatividade), Química (Tabela dos ...

O século XIX verá nascer a medicina experimental de Claude Bernard, a teoria de Omnia cellula a cellula de Rudolf Virchow, a teoria microbiana das doenças, a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, e a genética de Gregor Mendel.

1 Ciência e Tecnologia Durante o século XIX, a ciência começou a ter um papel cada vez mais importante no desenvolvimento tecnológico. O Conhecimento científico esteve por trás da maior parte dos grandes avanços na medicina, indústria, agricultura e comunicações.

AV: A ciência hoje não é mais um processo neutro como foi no passado, centenas de anos atrás tínhamos um pesquisador que ia estudar uma coisa etérea, algo neutro que valia para todo mundo. A ciência passa adquirir nos tempos modernos um distanciamento dessa neutralidade e passar a ser exercida como uma função social.

O século XIX foi um período revolucionário da História da Europa e uma época de grandes transformações em todos os domínios da vida. Os direitos humanos e civis, a democracia e o nacionalismo, a industrialização e os sistemas de mercado livre deram origem a uma era de mudança e oportunidade.