O que é a dor da morte?

Perguntado por: omagalhaes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Só quem já perdeu alguém próximo sabe a dor e a confusão emocional que é lidar com essa ausência. Vários sentimentos (como tristeza, raiva, saudade, frustração, impotência, solidão), se misturam em uma coisa só, que chega a doer fisicamente.

Luto e dor no peito
Por isso, essa dor costuma ser confundida com um problema cardíaco mais sério. No entanto, estudos afirmam que a dor do luto pode, de fato, causar alterações no coração. A pessoa que perde um ente querido pode passar a sentir dor no peito e palpitação.

O enfrentamento dos entrevistados diante da morte é permeado por sentimentos como: impotência, angústia, sofrimento, medo, os quais interferiram na assistência prestada ao enfermo e sua família.

5 comportamentos que ajudam a lidar com o processo de luto

  1. Acolha suas emoções e as observe. ...
  2. Fortaleça o contato com as pessoas significativas, construindo uma rede de apoio. ...
  3. Estabeleça novas rotinas, no seu tempo. ...
  4. Cuide da saúde física, mental e espiritual. ...
  5. Busque ajuda.

O ser humano é programado neurobiologicamente a se conectar com outras pessoas. A partir do momento que essa conexão se rompe, é normal se sentir desamparado, inseguro e desprotegido. “Sofremos porque isso faz sentido, psicologicamente.

É um mecanismo de defesa, momento em que temos dificuldade em aceitar, acreditar que realmente aconteceu.

A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas.

Os cinco estágios do luto descritos por ela:

  • Primeiro estágio: negação e isolamento. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro estágio: barganha. ...
  • Quarto estágio: depressão. ...
  • Quinto estágio: aceitação.

A psicóloga Juliana acrescenta que uma das piores fases do luto é o primeiro ano após a perda, pois será o primeiro ano em que a pessoa enlutada passará os primeiros aniversários e as primeiras datas comemorativas sem a presença da outra. Essa pode ser a fase mais difícil.

Os 5 estágios do luto: uma rota necessária

  • estágio do luto: negação.
  • estágio do luto: raiva.
  • estágio do luto: barganha.
  • estágio do luto: depressão.
  • estágio do luto: aceitação.

Na verdade, sobretudo nos primeiros dias depois de perdermos alguém importante na nossa vida, podemos até não sentir nada. Pode ser tão difícil acreditar e aceitar o que aconteceu que nem conseguimos perceber o que sentimos. Esta sensação é muito confusa, mas normalmente acaba por passar.

Saiba como lidar com o luto:

  1. Evite se isolar. Conte com amigos, familiares e pessoas em quem você confia para te fazer companhia neste momento de luto. ...
  2. Vivencie o luto. ...
  3. Faça um rito de despedida. ...
  4. Não se sinta culpado por seguir a vida. ...
  5. Não hesite em buscar ajuda.

O transtorno de luto prolongado é um distúrbio no qual há uma resposta persistente e generalizada caracterizada por saudade ou preocupação persistente após uma perda Ao mesmo tempo, há uma intensa dor emocional que envolve sentimentos diversos como tristeza, culpa, raiva e negação.

Geralmente entendemos o luto como algo que ocorre após o falecimento de alguém querido, mas você sabia que existe também o luto antes da morte? É isso mesmo. Ele pode chegar muito antes da partida de alguém que amamos. Nós chamamos essa opção de luto antecipatório ou antecipado.

Como aceitar a morte e lidar melhor com a perda de um ente...

  1. Compreenda que as reações fazem parte do luto. ...
  2. Aceite o sofrimento. ...
  3. Respeite seu momento. ...
  4. Faça um ritual de despedida. ...
  5. Fale sobre seus sentimentos. ...
  6. Não se sinta culpado por sofrer. ...
  7. Busque reconectar-se a si mesmo.