Por que a onda de calor?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

As ondas de calor têm como principal causa a instalação de um sistema de alta pressão em determinada área, o que faz com que o ar quente que paira sobre ela, assim como o ar próximo da superfície, não consiga se deslocar ou sair desse sistema.

A onda de calor ocorre quando o tempo está predominantemente seco, com aumento da insolação, e é favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios da atmosfera e a superfície da Terra aumenta, elevando a temperatura das massas de ar.

A intensa e longa onda de calor que atingiu o Brasil desde 17 de setembro de 2023 está chegando ao fim.

Os sintomas são pele quente, avermelhada, seca, dores de cabeça, náuseas, vômitos, desmaios, confusão e, se a situação agravar, insuficiência renal. Na exaustão por calor, há suor excessivo, a pessoa pode sentir tontura, moleza, sensação de desmaio, pele pegajosa, cãibras musculares, náusea e vômito.

No Hemisfério Sul, o inverno começa às 11h58 do dia 21 de junho de 2023 e termina às 3h50 do dia 23 de setembro.

Os cientistas afirmaram que as mudanças climáticas, combinadas aos efeitos do fenômeno El Niño, que aquece as águas superficiais no leste e centro do oceano Pacífico, têm fomentado as recentes temperaturas recordes.

São mais vulneráveis ao calor: Crianças nos primeiros anos de vida. Idosos. Portadores de doenças crônicas (hipertensão, arritmia, respiratórias, renais, diabetes e alcoolismo, obesos)

“O início foi na terça-feira (22 de agosto), logo o término será nesta quinta (24 de agosto)”. Apesar das altas temperaturas, o fenômeno de 2023 não é o mais intenso registrado em BH. “Em 2020 tivemos a onda de calor mais intensa que durou cinco dias. A temperatura chegou a 37ºC”, comenta.

A previsão é que as temperaturas fiquem mais amenas a partir da segunda quinzena de outubro. “A condição só volta a normal quando o período chuvoso tiver início, entre outubro e novembro. Até lá teremos cidades registrando temperaturas entre 37ºC e 40ºC na Bahia”, garante Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.

Sentir calor em ambientes aquecidos, clima quente ou durante o exercício é normal e a transpiração é uma resposta essencial do corpo para se refrescar. Se as pessoas estiverem com calor o tempo todo ou suando mais que o normal, isso pode ser um sinal de um problema subjacente.