Quando começa a anoitecer mais tarde?

Perguntado por: urodrigues4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Datas dos solstícios e equinócios

Equinócio de outonoSolstício de verão
202220 de março às 12h3321 de dezembro às 18h48
202320 de março às 18h2522 de dezembro às 00h27
202420 de março às 00h0621 de dezembro às 06h21
202520 de março às 06h0221 de dezembro às 12h03

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

Assim sendo, em latitudes diferentes de zero, especialmente nas mais altas, o pôr do Sol se dá cada dia mais tardiamente ao se aproximar a data 21 de dezembro (ou 21 de junho no Hemisfério Norte), e o nascer cada dia mais cedo, aumentando a duração do dia.

inverno

O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça.

verão

Estações do ano
Enquanto a estrela nasce e se põe na mesma direção, os horários e a duração do Sol no céu podem variar. No verão, por exemplo, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, criando dias maiores.

21 de dezembro

Nos hemisfério sul e norte, os solstício são denominados respectivamente “solstício de verão” e “solstício de inverno”. Após o dia 20 ou 21 de dezembro, a medida que a trajetória solar se desloca para o Norte, os dias no hemisfério sul continuam mais longos do que a noite, mas a diferença entre ambos diminui.

Já falei antes sobre a Serra do Divisor. Abordo agora o PN a que pertence. Ele é uma reserva peculiar, situada na Amazônia, mas sujeita à influência dos Andes – no seu relevo e vegetação.

21 de junho

Atualmente o início do inverno ocorre no dia 21 de junho, podendo ocorrer também no dia 20. Essa mudança de data está relacionada, em primeiro lugar, à precessão dos equinócios, que resulta no movimento dos pontos dos equinócios em relação às estrelas.

Ele acontece devido à inclinação da Terra, fazendo com que a luz solar incida quase perpendicularmente nos polos. Entre outubro e março, o Sol da Meia-Noite pode ocorrer no Hemisfério Sul. Já entre os meses de abril a setembro, o mesmo fenômeno pode acontecer no Hemisfério Norte.

Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão. É o início oficial do verão para o Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte (HN).

Esse fenômeno ocorre nos dois hemisférios do nosso planeta, durante o verão de cada região, respectivamente. Assim, no Pólo Sul, o fenômeno acontece entre os meses de Outubro e Março, enquanto que, no Polo Norte, o Sol da Meia Noite permanece entre Abril e Setembro.

Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.

Conforme esclarecido por Silveira, a implantação do horário de verão para 2023 está condicionada unicamente à presença de “provas concretas de sua necessidade.”

Solstícios e equinócios marcam posições do movimento aparente do sol e a incidência de raios solares na superfície terrestre. No inverno escurece mais cedo.

COMPARTILHE: A chegada do inverno nesta terça-feira marca também a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul - que terá 14 horas de duração. O fenômeno astronômico conhecido como solstício de inverno ocorre devido ao movimento de translação da Terra em torno do sol.