Por que dizemos que a sensação térmica é relativa?
Corpos mais quentes apresentam maior temperatura do que corpos mais frios. Porém, precisamos salientar que essa sensação térmica é relativa, pois depende da situação e da nossa sensibilidade individual.
Por que podemos dizer que a sensação térmica é relativo
A sensação térmica é uma temperatura aparente que varia de acordo com a temperatura do ar, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento. A sensação térmica pode causar uma percepção de temperatura mais fria ou mais quente do que a temperatura real.
Como explicar a sensação térmica
Sensação térmica ou wind chill, em inglês, é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. Existem quatro tipos de transferência de calor de um corpo para outro, são eles: condução, evaporação, irradiação e radiação.
Por que a sensação térmica é diferente
As sensações térmicas são determinadas pela temperatura, umidade e velocidade do ar, além das temperaturas dos objetos nos locais. Desse jeito, se o ar está úmido e pouco movimentado, nós podemos sentir mais calor do que na mesma temperatura, mas com mais vento e ar mais seco.
Quais são os fatores que influenciam na sensação térmica
O cálculo da sensação térmica, que é a temperatura que realmente sentimos em uma determinada situação, deve levar em conta dois fatores: velocidade do vento e umidade relativa do ar.
Por que os conceitos de quente e frio são relativos
Esta sensação de frio e quente está relacionada com o que denominamos temperatura. Corpos mais quentes apresentam maior temperatura do que corpos mais frios. Porém, precisamos salientar que essa sensação térmica é relativa, pois depende da situação e da nossa sensibilidade individual.