Por que a sensação térmica na imagem é diferente na vida real?
A sensação térmica é diferente da temperatura real porque a forma com que os seres humanos sentem a temperatura do ambiente depende de outros fatores, como a umidade relativa do ar.
Por que a sensação térmica é diferente da temperatura real
Por definição física, a sensação térmica trata-se de uma percepção do ar, a qual pode diferir muito da temperatura real, pois fatores como a umidade relativa do ar, densidade atmosférica e a velocidade de propagação do vento alteram a transferência de energia (calor) entre o meio ambiente e o corpo.
O que nos faz ter diferentes sensações termicas
Fatores que influenciam a sensação térmica
A sensação térmica também considera combinações de elementos do clima como radiação, temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento. As características fisiológicas e metabólicas de cada indivíduo também fazem parte dos cálculos.
Como você explica o que é sensação térmica
A sensação térmica, por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos, sendo seu valor influenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela umidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos. Após um banho de piscina é normal as vezes sentirmos um pouco de frio.
Por que podemos dizer que a sensação térmica é relativa
Esta sensação de frio e quente está relacionada com o que denominamos temperatura. Corpos mais quentes apresentam maior temperatura do que corpos mais frios. Porém, precisamos salientar que essa sensação térmica é relativa, pois depende da situação e da nossa sensibilidade individual.
Porque sentimos mais frio quando há vento
Por outro lado, quando estamos em um ambiente com ventos intensos temos uma maior sensação de frio. Isso acontece porque o vento faz com que o corpo perca calor mais rápido, pois ventos fortes contribuem para a evaporação da umidade da pele.
Por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco
O vento é responsável por causar baixas sensações térmicas devido à sua característica de acelerar a transferência de calor entre os corpos e o ambiente, proporcionando desta forma temperaturas mais agradáveis em dias de verão (exemplo do uso do ventilador).
Como é codificada a sensação térmica
As sensações térmicas são geralmente atribuídas de acordo como o corpo humano percebe a temperatura ambiente. Às temperaturas mais altas atribui-se o conceito de "quente" enquanto às temperaturas mais baixas relacionamos com o conceito de "frio".
Como o vento influencia na sensação térmica
Em situações de baixa temperatura, o vento influencia mais no desconforto térmico, pois ele remove continuamente a camada de ar quente que envolve nossa pele e que funciona como um isolante. Como estamos mais quentes que o ambiente, começamos a ceder calor para o meio mais rapidamente dando aquela sensação de frio.
O que é sentir frio e calor ao mesmo tempo
Sentir frio em excesso ou calor em demasia pode não indicar uma patologia específica, principalmente porque cada ser humano reage de forma própria às mudanças do tempo.