Por que devemos nos amar?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 14 votos

Na verdade, esse sentimento é a base para melhorar e mudar a vida de muitas pessoas. Sem conseguir amar o próximo não é possível, por exemplo, ter empatia. A ausência desse tipo de emoção não permite nos colocarmos no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está passando.

Oferecer o melhor de si. Ao se amar em primeiro lugar, você se torna capaz de oferecer ao outro o que tem de melhor dentro de si, em vez de uma identidade fragmentada e confusa. Você entra na na vida de alguém para somar e acrescentar.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Não só a palavra, como as ações de Jesus são um grande exemplo para todos, cristãos e não cristãos.

Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.” O nosso amor próprio está baseado no valor que Deus nos dá. A Bíblia diz em Salmos 8:3-5: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele?

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

Segundo a perspectiva humanista, o amor é uma expressão do desejo humano de se conectar com os outros e de experimentar a intimidade e a afetividade. É um sentimento que envolve respeito, aceitação e empatia pelo outro, e que promove a compreensão e a valorização das diferenças individuais.

“Eu te amo”, significa que você quer fazer com que o amor que sente por ele/ela seja algo permanente. Você deseja compartilhar tudo ao lado da pessoa que você ama. Uma vida cheia de carinho, confiança, sabedoria e, o mais importante, aprendizado mútuo.

“Amarás (…) o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças.” Aprendemos que esse é o primeiro mandamento e que o segundo, semelhante a ele é; “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Estas palavras são tiradas do evangelho de hoje, de João 14,21-26.