Por que água com sal alivia a dor de dente?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto. Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos.

O tecido em sua boca - incluindo sua gengiva - é delicado e pode ser propenso a abrasões. O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.

O sal é o agente que vai enfraquecer a infecção. Se a dor permitir, devemos bochechar com vigor, cuidando para que a salmoura atue em toda a boca. Caso seja impraticável, devemos começar apenas colocando a solução na boca e deixando-a agir, especialmente sobre a região dolorida.

1. Faça bochechos com água e sal. Os bochechos com água e sal, o famoso soro caseiro, ajudam a limpar a boca e a combater os microorganismos presentes no local. Isso faz com que a dor de dente seja amenizada.

Basta misturar 1 colher (sopa) de sal em um copo grande com água morna. O sal deve ser bem dissolvido, até que fique totalmente misturado com a água. Cada bochecho deve durar pelo menos 30 segundos e deve ser feito no lado da boca no qual se encontra a dor.

Para tratar o dente latejando, você pode tomar dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco sódico, ácido acetilsalicílico etc. Para passar no dente pulsando, você pode optar pela benzocaína ou lidocaína, por exemplo.

você pode fazer com uma bolsa de gelo ou uma toalha molhada com água fria. Use um travesseiro ortodôntico: o uso de um travesseiro ortodôntico na hora de dormir pode ajudar a alinhar os dentes e aliviar a pressão na área da dor. Isso pode melhorar a qualidade do sono antes de ir ao dentista.

Uma forma de curar a dor de dente em 5 segundos, no sentido de pará-la, é o uso de gelo. O gelo irá adormecer a região dolorida, permitindo que você perceba uma sensação de alívio. Porém, pode ser que esse alívio demore mais do que 5 segundos para aparecer, mas você pode persistir por um tempo.

Se você sentir dor de dente aguda ao morder um alimento, por exemplo, a causa pode ser um dente rachado ou quebrado. Já uma dor latejante e constante pode ser resultado de um dente com abscesso ou uma infecção. Se for isso, consulte o(a) dentista para tratar esse problema o mais rápido possível.

O dente latejando vai muito além de um mero incômodo e pode acbar prejudicando a rotina, pois é um sintoma que está associado à inflamação do nervo dentário (pulpite). Essa estrutura é a parte mais interna e sensível do dente, sendo composta por vasos sanguíneos e nervos que fortalecem a arcada dentária.

Bochechar com chá de macela e própolis
Além do bochecho com água com sal, bochechar com chá de macela alivia a dor, devido a suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

Durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele.

A boa notícia é que o gargarejo com água e sal pode, de fato, trazer alívio para o desconforto da dor de garganta. No entanto, é importante ressaltar que essa mistura não cura a dor de garganta.

A sensação de dor se dá quando o frio daquilo que ingerimos atinge a polpa dos dentes, onde estão localizadas as terminações nervosas. Dessa forma, o sistema nervoso central, como uma forma de alertar e sinalizar que aquela situação não é adequada, provoca a dor.

Outras substâncias anti-inflamatórias muito indicadas são o nimesulide, o ibuprofeno, diclofenac de sódio ou o etoricoxib, entre muitas outras. Existem também anestésicos tópicos ou locais em spray que podem ser encontrados à venda em farmácias e que podem aliviar igualmente a dor, ainda que de forma temporária.

Algumas pessoas, sem saber, rangem os dentes à noite. Esse movimento realizado com pressão gera muita dor, principalmente se você já estiver com inflamações na região. Outro motivo é porque ranger os dentes acaba afetando as mandíbulas, dentes e gengivas.