Por que a queimadura dói tanto?

Perguntado por: balencastro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Segundo RUSSO (1967), a dor terá início quando houver a excitação direta das terminações nervosas da pele pelo calor, devido a destruição das camadas superficiais da pele e, conseqüentemente, exposição das terminações nervosas sensitivas.

As queimaduras causam vários graus de dor, bolhas, inchaço e perda de pele. As pessoas que sofrem queimaduras pequenas e superficiais podem apenas precisar limpá-las e aplicar uma pomada de antibiótico. As queimaduras profundas e extensas podem causar complicações sérias, tais como choque e infecções graves.

Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias. O tratamento consiste apenas em manter a pele e o organismo hidratados. Se a dor for incômoda, um analgésico poderá ajudar.

Isso acontece porque nessa inflamação que ocorre, os nociceptores ficam mais sensíveis ainda. Então, coisas que antes não doíam passam a doer e coisas que já doem, doem mais ainda. Se a queimadura for mais profunda, também pode acontecer lesão do nociceptor, o que acarreta numa dor mais intensa e duradoura ainda.

Arrefecer a queimadura

  1. Use água fria (à temperatura ambiente) a correr, ou aplique no local compressas frias humedecidas com água ou soro fisiológico;
  2. Faça esta operação durante uns 10 minutos ou até a dor aliviar;
  3. Se a zona queimada estiver suja, limpe-a com cuidado ao mesmo tempo.

Dessa forma, queimaduras de primeiro e segundo graus, pela estimulação às terminações nervosas, são mais dolorosas quando comparadas às de terceiro grau, em que há destruição parcial ou total dos receptores periféricos.

3º grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos. Ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da sensação de dor.

2º grau: são queimaduras que comprometem a epiderme ou derme, acompanhadas de dor mais intensa. Nesses casos é comum o aparecimento de bolhas ou o desprendimento da pele afetada. 3º grau: ocorre a destruição total de todas as camadas da pele e, portanto, são as mais graves.

Para você cuidar de forma correta desse tipo de queimadura, é necessário que você também coloque o local afetado debaixo da água fria, lave cuidadosamente a região com água fria e sabão de pH neutro. Logo após, é indicado cobrir a região com gaze molhada ou com vaselina, e trocar sempre que for necessário.

Queimadura de segundo grau – lesiona a epiderme e parte da derme (a segunda camada da pele); apresenta bolhas e dor mais acentuada. Queimadura de terceiro grau – afeta todas as camadas da pele, chegando aos músculos e ossos; por conta da morte do tecido, o local pode ficar escuro ou com uma cor esbranquiçada.

Coloque a ferida em água fria por cinco minutos ou mais. Tomar paracetamol ou ibuprofeno para alívio da dor. Aplicação de lidocaína (um anestésico) com gel ou creme áloe vera para acalmar a pele. Usar uma pomada antibiótica e gaze solta para proteger a área afetada.