Pode usar primeira pessoa em resenha crítica?
O objeto da resenha normalmente é um texto, como um livro ou um artigo científico. Mas também pode ser uma peça de teatro, uma obra de arte, uma partida esportiva, um filme e até um jogo de videogame. O ponto central, no entanto, é que você deve fazê-la em um formato analítico, mas nunca em primeira pessoa.
O que não pode ter em uma resenha crítica
Lembre-se que a resenha crítica não pode incluir a sua opinião pessoal. Assim, é preciso julgar o projeto analisado sem deixar sua posição clara e tentar agir tão qual um juiz em um tribunal, analisando aspectos negativos e positivos, e pontuando ambos fatores.
O que você deve evitar ao escrever uma resenha
Objetividade
Outro aspecto fundamental é a objetividade. Ao escrever uma resenha é necessário ser objetivo e evitar devaneios ao longo do texto.
Como eu começo uma resenha crítica
Para elaborar uma boa resenha crítica, é importante ler e anotar os principais aspectos do produto a ser analisado; levantar os argumentos possíveis em defesa de um ponto de vista; elaborar uma boa introdução pensando nas pessoas que não conhecem a obra; deixar de maneira clara as suas opiniões; e revisar o texto.
Como deve ser uma resenha crítica
Em relação à sua estrutura, a resenha crítica possui, além das informações bibliográficas e do resumo, um terceiro item, ausente na resenha descritiva: o autor usa argumentos para defender um ponto de vista acerca do objeto resenhado.
Que palavras usar para iniciar uma resenha
Vocês podem iniciar a frase, empregando a metonímia, substituindo, por exemplo, o “Freitas afirma” por “A obra afirma…”. Um procedimento que auxilia bastante a descrição sobre os ditos e feitos do autor na obra é a empatia. Imaginem-se autores em produção.
Como encerrar uma resenha crítica
Conclusão. O final da resenha contempla o fechamento das ideias e não é necessariamente uma parte muito grande. Embora no desenvolvimento a opinião do resenhista tenha sido exposta, aqui é hora de sintetizar e opinar sobre alguns aspectos da obra: A obra e o tema são relevantes no contexto atual?
Quantas linhas tem que ter uma resenha crítica
Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.
Como se começa a introdução
Confira as opções:
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Como iniciar um texto crítico
O início deve trazer o tema da dissertação, explicando ele e fazendo uma relação com algum contexto específico que será desenvolvido ao longo do texto. Aqui é onde o contexto e as informações sobre a temática principal são trazidas, sendo explicadas de maneira direta e concisa.