Pode usar cotonete para tirar água do ouvido?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

evite usar cotonete ou remover a cera do ouvido de outras maneiras (para quem não sabe, a cera tem o papel de, justamente, proteger o canal auditivo); após o banho (ainda que você tenha usado algodões), seque a orelha e a entrada do ouvido.

Usar água oxigenada, água quente, vinagre ou álcool não são formas seguras de retirar água dos ouvidos e podem aumentar o risco de infeção ou provocar complicações, por vezes irreversíveis. O uso de objetos pontiagudos, como cotonetes, também é desaconselhado.

Uma das maneiras mais simples de tirar a água do canal auditivo é inclinar a cabeça para o lado do ouvido que está entupido. Em seguida, você deve encher a boca de ar e fazer movimentos bruscos com sua cabeça, partindo da posição natural da cabeça até próximo ao ombro.

Como remover a água do ouvido médio

  1. Bocejar ou mastigar. Quando a água fica presa nas trompas de Eustáquio, mover a boca às vezes pode ajudar a abrir as trompas. ...
  2. Realize a manobra de Valsalva. Este método também pode ajudar a abrir trompas de Eustáquio fechadas. ...
  3. Use vapor.

Outra forma de limpar os ouvidos e fazendo a técnica da irrigação. Ela consiste em aplicar água morna com uma seringa específica, conhecida como seringa de bulbo. Nesse procedimento, apessoa deve virar o ouvido para cima, injetar a água de forma delicada e ficar com o líquido por cerca de 1 minuto.

Não há um consenso científico sobre quanto tempo é "normal" que a água permaneça no ouvido. Porém, se os incômodos persistirem por dois ou três dias, provavelmente está associado ao acúmulo de cera que pode amolecer lá dentro e formar uma espécie de barreira que dificulta a saída espontânea da água.

Uma forma simples de fazer isso é deixar um pouco de água morna entrar em seu canal auditivo durante o banho. Passe gentilmente um pano limpo na entrada do ouvido para remover um pouco do líquido.

Deitar de lado sobre a cama
Este truque é realmente efetivo e muito fácil. Só tem que deitar sobre o ouvido afetado e deixar que a gravidade haja por si só. Você pode inclinar um pouco a cabeça para conseguir fazer com que fique paralela à cama, o conduto auditivo estará reto e a água vai descer sozinha.

No entanto, a maior parte da água que entra no ouvido sai sozinha ou é absorvida pelo próprio conduto auditivo.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

O Cerumin é um remédio indicado para desentupir o ouvido, ajudando a remover o excesso de cera, pois possui duas substâncias na sua composição, a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos, e a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante.

Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.

A sensação de ouvido entupido é chamada de plenitude auricular. O paciente sente que há um bloqueio no ouvido, tornando os sons abafados, mesmo quando não há nenhuma barreira física no ouvido interno. O sintoma pode surgir isoladamente, mas é frequentemente acompanhado de vertigem, náuseas, dores de cabeça e acufenos.