Pode usar cloro para lavar roupa?

Perguntado por: rornelas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

- O cloro é indicado apenas para roupas brancas e claras, mas antes de usar verifique a etiqueta da peça. -Para lavagem de peças escuras, prefira sabão líquido. Dicas extras: - Lave roupas brancas e coloridas separadamente.

Não use alvejantes com cloro
O ideal é usar alvejantes sem cloro para manchas persistentes; dê preferência sempre a produtos oxigenados, que são menos agressivos com as fibras dos tecidos.

Inicie o ciclo de lavagem e, quando a máquina de lavar começar a liberar a água, coloque o cloro na gaveta para que ele seja incorporado na roupa já misturado com a água. É importante adicionar o cloro quando a máquina de lavar iniciar a lavagem e começa a soltar água, caso contrário, o cloro pode manchar os tecidos.

Sabão em pó
Erro comum: misturar o produto com água sanitária é altamente perigoso, pois pode formar uma fumaça tóxica. Além disso, o sabão em pó é bastante utilizado na lavagem de pisos, o que é contraindicado, já que o material causa corrosão nos revestimentos.

Qualquer outro produtos de limpeza como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados à água sanitária. A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos. Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer.

A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.

A diferença entre cloro e água sanitária não impede que o segundo produto, menos concentrado, seja nocivo à saúde. Do mesmo modo que ao utilizar qualquer componente químico, é imprescindível o uso de luvas de borracha. Também deve-se manter o ambiente arejado no momento da faxina, deixando portas e janelas abertas.

Dicas para clarear roupas brancas e deixá-las como novas

  • Sabão líquido, álcool e bicarbonato juntos podem salvar as peças brancas.
  • Tire o encardido das roupas brancas com sabão de coco.
  • Faça uma mistura clareadora com detergente de coco.
  • Use limão e bicarbonato para tirar manchas de suor.

Alvejante + Bicarbonato de Sódio. Em um balde coloque água morna, um pouco de alvejante (sem cloro) e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixar de molho durante um período, depois esfregar e lavar separado de outras roupas. Essa é uma forma muito eficiente para desencardir a roupa branca.

Uma opção é, na água quente, misturar 1 parte de bicarbonato para 2 de vinagre de álcool e mergulhar as roupas que precisa desencardir. A outra receita é juntar partes iguais de bicarbonato e sal de cozinha também na água quente e deixar as peças de molho.

Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza
Em combinação com outros produtos, pode causar reações alérgicas, mal-estar, queimaduras e explosões.

Misture a água sanitária com água
Para diluir a água sanitária, é importante misturá-la com água antes de adicionar às roupas. A proporção recomendada é de 1 copo de água sanitária para cada 10 litros de água. A mistura deve ser feita em um recipiente grande o suficiente para caber as roupas que serão lavadas.

O vinagre possui uma grande quantidade de ácido acético. E quando entra em contato com o hipoclorito de sódio, produz cloro gasoso. O gás cloro é super agressivo para o sistema respiratório. Não é recomendável que se use os dois juntos, tampouco no mesmo local, mesmo que de forma separada.

A água sanitária é um abrasivo muito forte e, por si só, já é um produto inflamável. Quando misturada com o álcool, ela consegue causar uma reação química altamente tóxica.