Pode usar álcool para baixar febre?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação, principalmente quando se trata de bebês e crianças pequenas.

Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação. Caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, não faça as compressas, pois elas podem piorar seu estado.

O álcool 70% é o mais utilizado no processo de antissepsia da pele, pois age de maneira instantânea nos microrganismos e de forma satisfatória na prevenção de infecção.

Uma das formas de como baixar a febre de criança é administrando antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos. O médico irá determinar o que usar e a dose de acordo com a idade e o peso da criança. Nos casos de gripes e resfriados, é possível receitar xarope.

Vick Vaporub é um unguento para ser passado no peito, pescoço ou costas ou pode ser adicionada a água quente. O medicamento libera três ingredientes ativos, os quais são inalados pelo paciente para proporcionar alívio da tosse, congestão nasal e mal-estar muscular que acompanham as gripes e resfriados.

Ele pode intoxicar o organismo da criança, caso seja absorvido ou inalado, podendo causar uma tragédia. Portanto, passe longe da ideia de usar compressas com álcool para diminuir a febre do seu filho. Além de ser um mito, pois não a diminui, você pode estar colocando-o em riscos que podem ser evitados.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

Outras formas de analgesia que podem ser utilizadas: gargarejo com água e sal para manter o pH básico impedindo a proliferação bacteriana e a utilização de lenço amarrado no pescoço embebido em álcool absoluto e água, em iguais proporções (o álcool em contato com água libera calor que é um excelente analgésico).

A febre é uma aliada do sistema de defesa. Portanto, ela só deve ser baixada quando ultrapassa esses limites e, até que isso aconteça, o ideal é manter a pessoa aquecida. Uma tarde ou noite debaixo dos cobertores pode ser suficiente para que o organismo complete seu trabalho e reduza automaticamente a temperatura.

Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos. Parecido com as compressas, o banho morno também ajuda muito na hora de abaixar a alta temperatura corporal do bebê.