Pode tomar Omeprazol quem tem pedra na vesícula?

Perguntado por: agois7 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Se você tem sintomas gastrointestinais relacionados com problemas da vesícula, o omeprazol não é um medicamento que vá ajudar. Mais uma vez, o uso do omeprazol só está indicado em doenças gastroesofagianas relacionadas com a acidez gástrica.

O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.

Medicamentos para aliviar a dor (ibuprofeno, paracetamol) podem ser úteis para controlar a dor. Algumas pessoas podem precisar de antibióticos se houver sinais de infecção do duto da vesícula biliar ou bile.

O que não se pode comer quando se tem pedra na vesícula?

  • Carnes vermelhas;
  • Manteiga;
  • Doces em geral;
  • Alimentos processados com gordura saturada, como embutidos (mortadela, presunto, salsichas) ;
  • Produtos industrializados;
  • Frituras.

Caso dor intensa use: anti-inflamatório intramuscular (uma ampola IM de 12 em 12 horas) de Profenid 100mg. ou ainda Profenid 100mg.

O tratamento para pedras na vesícula pode ser feito através de medicamentos, com o objetivo de diluir o cálculo quando o colesterol é a principal causa. Mas, a cirurgia continua sendo o método mais indicado.

Colocar uma compressa de água morna pode ajudar a diminuir a pressão, aliviando a dor. Beber chá calmante de hortelã-pimenta. Além de atuar sobre a dor, acalma os espasmos na vesícula. Tomar um suplemento de magnésio ou adicionar pó de magnésio na água, conforme orientação médica.

Alimentos gordurosos e ultraprocessados, sendo a maionese um exemplo. Leite integral e derivados. Embutidos. Carnes gordas.

Colecistite aguda: Quando ocorre um processo inflamatório/infeccioso na vesícula com sintomas como dor intensa abaixo das costelas à direita, febre e alguns pacientes podem evoluir com icterícia (olhos e pele amarelados).

Chá para vesícula: boldo. A boldina presente no chá de boldo é uma substância que estimula o fígado a produzir o líquido biliar, o que ajuda a reduzir o colesterol e a diminuir o risco de formação de pedras.

A mesma pesquisa apontou ainda que pode haver um risco aumentado de pedra na vesícula ao se optar por uma alta ingestão de gordura, de carne vermelha e de alimentos processados dentro de uma dieta pouco saudável.

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são: – dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras; – vida sedentária, com elevação do LDL (mau colesterol) e diminuição do HDL (bom colesterol);

O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.