Pode tomar nimesulida para dor no estômago?

Perguntado por: eperes9 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Este remédio é contraindicado para pessoas com alergia à nimesulida, úlceras no estômago ou intestino, úlceras que vão e voltam ou que tenham sangramento no estômago e/ou intestinos. Além disso, pacientes com problemas de coagulação, com coração, fígado ou rins que não funcionam direito, também devem evitar o remédio.

Nessa situação, é indicado buscar a orientação de um gastroenterologista que avaliará os sintomas e apontará os medicamentos mais adequados para o alívio dos sintomas: omeprazol e ranitidina.

A nimesulida inibe uma enzima chamada cicloxigenase, que está relacionada à produção de uma substância chamada prostaglandina. Tal inibição faz com que a dor e a inflamação diminuam. O tempo médio estimado para início da ação depois que você tomar nimesulida é de 15 minutos para alívio da dor.

A nimesulida também não deve ser administrada em pacientes com: Insuficiência cardíaca. Elevado risco de doenças cardiovascular, como infarto agudo do miocárdio. Gastrite ou úlcera péptica.

Uso em pacientes com distúrbios gastrintestinais (problemas no estômago e/ou intestinos) Em raras situações, nas quais ulcerações (feridas) ou sangramentos gastrintestinais (do estômago e/ou intestinos) ocorrem em pacientes tratados com nimesulida, o medicamento deve ser suspenso.

É aconselhável que, para tratar a dor de estômago, você deve:

  1. Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  2. Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  3. Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  4. Praticar algum tipo de atividade física.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

A dipirona também possui efeito espasmolítico, que tem o poder de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

O paracetamol pode ser tomado independentemente das refeições, pois, ao contrário do ibuprofeno, não irrita o estômago.