Pode tomar nimesulida e paracetamol ao mesmo tempo?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Embora o paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, contenha somente propriedades analgésicas e antitérmicas, não deve ser usado acompanhado da nimesulida. A razão nada mais é do que a possibilidade de os dois fármacos juntos causarem problemas renais, capazes de acarretar quadros hepáticos.

Anti-inflamatórios + paracetamol
Os dois remédios juntos podem gerar problemas renais, levando a quadros hepáticos.

“Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco. Porém, é um pouco melhor que a do paracetamol”, complementa a Patrícia. No fim das contas, o médico é quem vai decidir se esse AINE é o melhor para a situação, após analisar as condições de cada paciente.

A coadministração de dexametasona e nimesulida apresenta benefícios sobre a dor, edema e trismo em cirurgias para remoção de terceiros molares.

Anti-inflamatórios e Paracetamol
Seu uso combinado e prolongado pode levar a sérios problemas renais, chegando até a insuficiência renal.

Aumento do risco de sangramento gastrintestinal pode ocorrer no caso da associação da nimesulida com medicamentos como abciximab, argatrobana, bivalirudina, cilostazol, dipiridamol, fondaparinux, lepirudina e tirofiban. A associação com ciclosporina pode levar ao aumento do risco de nefrotoxicidade.

Nimesulida não deve ser administrado concomitantemente com drogas potencialmente hepatotóxicas. Deve-se ter cuidado com pacientes que apresentem anormalidades hepáticas, particularmente se houver intenção de administrar Nimesulida em combinação com outras drogas potencialmente hepatotóxicas.

A Nimesulida (substância ativa) foi tão eficaz como o paracetamol em reduzir a febre, dor local e desconforto geral em crianças com inflamação do trato respiratório superior.

O analgésico e anti-inflamatório ainda podem ser administrados juntos, já que têm finalidades diferentes atuando no corpo. Já que o anti-inflamatório pode demorar um tempo para começar a fazer efeito, pode ser necessário adotar o uso de analgésico junto, acelerando e otimizando o tratamento.

Você deve tomar uma dose de ibuprofeno e combinar a cada 8 horas (ou até 6 horas) com um paracetamol.

O tempo médio estimado para início da ação depois que você tomar nimesulida é de 15 minutos para alívio da dor. A resposta inicial para a febre acontece cerca de 1 a 2 horas após o uso do medicamento e dura aproximadamente 6 horas.