Pode tomar ivermectina para piolho?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

O remédio é capaz de paralisar vários parasitas, como piolhos, pulgas e carrapatos, tanto em seres humanos quanto em animais. O tamanho da dose varia conforme o parasita alvo e características do paciente, como peso e idade, mas em geral ele é receitado em dose única.

No entanto, uma avaliação médica e a realização de testes laboratoriais podem identificar a necessidade de repetir o tratamento. Há, porém, algumas exceções: para tratar estrongiloidíase, filariose, ascaridíase, escabiose e pediculose a dosagem recomendada é de 200 microgramas de Ivermectina por quilo de peso corporal.

Como usar o Ivermectina? Os comprimidos de Ivermectina devem ser ingeridos com água. Estudos mostraram doses entre 150 mcg/kg a 200 mcg/kg por dia, dose única, oral, dependendo do agente etiológico.

A presença de piolhos viáveis após 24 horas do tratamento favorece a hipótese de resistência, enquanto recidivas tardias normalmente são devidas à reinfestação. Nos casos de suspeita de resistência, as alternativas são: Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias.

Leverctin 6 mg 2 comprimidos | Revectina | Tratamento De piolho, Lombriga E Sarna | EMS.

Verificação
Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

A única coisa que realmente mata os piolhos de forma efetiva é o uso dos shampoos específicos para piolho e a retirada das lêndeas com pente fino. Caso você esteja sofrendo e não consiga eliminar a infestação de piolhos, você deve procurar um médico o mais rápido possível antes que o problema fique fora de controle.

“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Pela bula do medicamento, a ivermectina é usada para tratar verminoses. As reações adversas são diarreia, náusea, perda ou diminuição da força física, dor abdominal, anorexia, constipação, vômito, tontura, sonolência, vertigem, tremor e, em alguns casos, urticária.

Qual o modo de usar a Ivermectina? Para evitar reações como náuseas, vômitos e diarréias, o indicado é fazer uso da Ivermectina de estômago vazio, cerca de 2 horas após uma refeição.

Repelentes possuem óleos essenciais que liberam um odor que piolhos e insetos em geral não gostam, auxiliando na prevenção de uma possível infestação.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

O tratamento convencional é feito à base de inseticidas piretroides de uso local como a permetrina. Depois da aplicação, o medicamento deve permanecer na cabeça protegida por uma touca durante 10 a 15 minutos. Evite usar sacos plásticos para tampar a cabeça, principalmente em crianças pequenas, que podem sufocar.

Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo.

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã; 1 copo de água morna. Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

A medicação é indicada apenas para uso em crianças com mais de 15 quilos e maiores de cinco anos. A vermifugação será iniciada com crianças dos primeiros anos do ensino fundamental.