Pode tomar dipirona com febre?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A Dipirona Sódica é um analgésico e antitérmico utilizado em enfermidades que tenham dor e febre como sintomas. É comumente utilizada no tratamento de gripes e resfriados, nevralgias, dores de cabeça, reumatismo muscular, artrites e outras crises dolorosas.

Pode tomar antitérmico se a febre é mais baixa do que 38 graus? Pode, se a criança ou o adulto está muito indisposto. Mas tem gente que com febre baixa, menor do que 38 graus, não costuma se sentir mal e, por isso, não precisaria tomar nenhum medicamento.

A dipirona pode ser tomada por adultos e adolescentes acima de 15 anos. Pode ser utilizada de 500mg a 1.000 mg (Comprimido de 1.000mg : ½ a 1 comprimido) de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, conforme a bula dos produtos. Na forma de comprimido, deve ser engolida inteira com a ajuda de um copo de água³.

O pico de concentração sanguínea desta substância ocorre em 45 a 60 minutos, podendo variar significativamente de acordo com cada organismo. A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas.

Os profissionais de saúde frequentemente recomendam combinar paracetamol mais ibuprofeno ou então alternar esses dois medicamentos para o tratamento de crianças com febre.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

A Dipirona Sódica é contraindicada a pacientes que apresentem hipersensibilidade aos derivados pirazolônicos (dipirona sódica, isopropilamino fenazona, propifenazona, fenazona ou fenilbutazona) ou para pacientes com certas doenças metabólicas, como porfiria hepática ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato ...

Beba muita água, sumos e caldos: a febre pode levar à perda de fluidos corporais, o que, por sua vez, pode favorecer a desidratação. A ingestão de líquidos ajuda também a baixar a temperatura corporal. Prefira alimentos fáceis de digerir.

Dicas caseiras para baixar febre alta

  • Use roupas leves e folgadas;
  • Fique em locais bem arejados;
  • Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  • Tome banho com água morna;
  • Beba bastante água e líquidos em geral.

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila). Os pais devem entrar em contato com o pediatra. Ele verá se há necessidade de remédios ou ir ao pronto-socorro. hipotermia – menos de 35,5°C.

Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.

A febre nesse caso pode cessar por algum tempo, antes de retornar. No geral, ela pode ser cotidiana, quando vai e volta em algumas horas, terçã, quando acontece dia sim e outro não, ou quartã, quando a febre dura um dia, cessa por dois, mas o sintoma volta no dia seguinte.