Pode tomar creatina por quanto tempo?

Perguntado por: ateixeira4 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 14 votos

Por este motivo temos que a suplementação com creatina deve ser feita por até 14 semanas quando se deseja os efeitos de aumento de força e volume muscular, sendo necessário interromper por 3 a 4 semanas para retornar a suplementar com este nutriente. Informação importante.

Nós recomendamos consumir creatina continuamente. A dose diária recomendada é entre 3 e 5 gramas. O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

Ela deve ser ingerida, em média, por um mês contínuo para começar a gerar efeitos visíveis. É comum que os profissionais de nutrição prescrevam o consumo adicional desse nutriente por uma média de três meses seguidos. Após esse prazo uma pausa deve ser feita e em seguida a suplementação pode ser retomada.

A creatina deve ser ingerida pelo menos por um mês, sem pausas, para que o efeito seja vísivel. Porém, é possível passar por uma fase de saturação no começo, onde se aumenta a dosagem tomada por dia, durante um período de três a cinco dias, para ter resultados mais rápidos e potentes.

Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia. Vale destacar, mais uma vez, que esta dose é recomendada para pessoas com mais de 19 anos.

(Possivelmente) menos força Um dos principais benefícios da creatina é um aumento repentino de força, algo que tende a diminuir quando paramos de tomar o suplemento. Porém, como os níveis de creatina demoram a cair, a diminuição será bastante lenta.

A Creatinina (e não creatina) é um marcador de função renal, o mais utilizado, e é eliminada pelos rins. Quando os rins não conseguem filtrar o sangue de maneira correta, esses metabolitos voltam para a corrente sanguínea, e por isso a creatinina alta consegue ser um marcador de dano renal.

Esquemas de suplementação de creatina
Este esquema consiste em tomar 0,3 g de creatina para cada kg de peso corporal, dividindo-se a dose total em 4 vezes durante o dia, por um período de 5 a 7 dias. Após os 5 ou 7 dias, deve-se reduzir a dose de creatina para 3 a 5 g totais por dia.

Melhor horário para tomar creatina
A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

A creatina (se não realizado o protocolo de saturação) começa a fazer efeito a partir da terceira semana. Mas um protocolo de 28 dias, sem falhar, torna quase garantido que você já estaria com os estoques elevados no organismo, já sendo capaz de ter um desempenho melhor nos seus treinos.

Diferente de um pré-treino, que é consumido apenas antes do exercício, o uso da creatina é crônico, ou seja, ela deve ser consumida diariamente por tempo indeterminado.