Pode tomar creatina com água gelada?

Perguntado por: aornelas8 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os suplementos de creatina monohidratada e creatina geralmente são oferecidos como um pó que deve ser dissolvido em água ou suco. Água morna ou chá facilita o processo de dissolução. A creatina monohidratada dissolve-se um pouco mais lentamente em água fria ou outras bebidas frias, mas não é menos eficaz.

Como tomar creatina em pó com água
A creatina é fabricada em forma de pó. Então, você precisa misturar uma porção (de 3 a 5 g por dia) em 200 ml de água. Em seguida, basta bater a mistura (no liquidificador, mixer) ou, mesmo, misturar em uma shakeira.

- O consumo de uma grande quantidade de pó aumenta as chances de broncoaspiração, que é a entrada incorreta de alimentos pela laringe, sendo levados ao pulmão. É um fator de risco para o desenvolvimento de pneumonias e, até mesmo, morte por asfixia - avisa.

A recomendação é que a substância seja diluída em água ou bebida de preferência de quem irá consumi-la (suco, leite, vitamina etc.), conforme orientação do nutricionista. Uma dica muito comum é misturar o suplemento a uma bebida com carboidrato (suco ou bebidas esportivas).

Ela pode ser diluída em água ou em outra bebida de sua preferência. Pode também ser consumida junto com uma refeição. Existem estudos que mostram que, ao consumir creatina com alimentos fontes de carboidratos - como um suco de frutas, por exemplo - pode ajudar no seu acúmulo dos músculos.

Os suplementos de creatina monohidratada e creatina geralmente são oferecidos como um pó que deve ser dissolvido em água ou suco. Água morna ou chá facilita o processo de dissolução. A creatina monohidratada dissolve-se um pouco mais lentamente em água fria ou outras bebidas frias, mas não é menos eficaz.

Quanto tempo demora para a creatina fazer efeito no corpo? Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.

A creatina pode ser consumida a qualquer hora do dia.

Acontece que é preciso atentar para esse consumo e a prescrição da suplementação por um nutricionista é essencial. A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

Não há exatamente uma regra sobre como tomar a creatina pura, mas existem algumas dicas que podem favorecer o melhor desempenho da suplementação. "Embora não exista horário específico para tomar a creatina pura, é ideal que o consumo seja após os treinos.

A recomendação é que você ingira cerca de 0,07g a cada quilo do seu peso. Por exemplo: vamos supor que uma pessoa de 70 kg quer começar a tomar Creatina. Então, basta fazer o seguinte cálculo: 0,07 x 70 = 4,9 g. Ou seja, uma pessoa de 70 kg precisa tomar cerca de 5g de Creatina por dia para aproveitar seus benefícios.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia.

A creatina monohidratada apresenta taxa de absorção mais lenta em relação às demais, com a vantagem de custo menor, além de ser a mais estudada na literatura, com efeitos positivos documentados no ganho de massa muscular e no desempenho físico.

Por se tratar de uma fonte de energia, é questionado se tomar creatina antes de dormir realmente é uma boa ideia. Entretanto, por não se tratar de um estimulante, não existem razões que impeçam a utilização do suplemento antes de dormir, até mesmo quando se trata da fase de carga ou saturação da creatina.