Pode tomar azitromicina para laringite?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

AZI é indicada no tratamento das infecções causadas por germes sensíveis do trato respiratório superior e do ouvido, tai como otite média, sinusite, rino-sinusite, rinite, tonsilite laringite e faringo- traqueíte, como em infecções do trato respiratório inferior incluindo traqueo-bronquite, bronquite, bronco-pneumonia ...

A posologia de acordo com a infecção é a seguinte:
Para todas as outras indicações nas quais é utilizada a formulação oral, uma dose total de 1500 mg deve ser administrada em doses diárias de 500 mg, durante 3 dias.

Azitromicina Di-Hidratada é indicado em infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior incluindo sinusite e faringite/tonsilite.

De acordo com a bula, o medicamento é eficaz no tratamento de infecções respiratórias no trato inferior (pulmões), como bronquite e pneumonia, e no superior (nariz e garganta), como sinusite, faringite e otite.

A azitromicina pode ser tomada em jejum ou junto com a comida. O medicamento deve ser tomado apenas uma vez por dia. Nos tratamentos com mais de um dia de duração, deve-se procurar tomar o antibiótico mais ou menos na mesma hora sempre.

O tratamento consiste numa boa hidratação, na administração de medicamentos (ou remédios) antipiréticos (ex. paracetamol) e anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno). Ponderar a administração de antibiótico sempre que ocorrer expectoração mucopurulenta (com pús) e persistência de febre alta.

Quando a infecção é bacteriana, o tratamento envolve antibióticos. Em todos os casos é recomendado que o paciente beba bastante água para manter a região hidratada, além de poupar a voz. Caso a infecção esteja relacionada a agentes alérgicos ou refluxo, o indicado é tratar a causa de origem com um gastroenterologista .

Muitos departamentos de emergência usam prednisolona VO para o tratamento da laringite como uma alternativa mais facilmente disponível do que a dexametasona.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Os antibióticos não têm interesse se a infeção for viral e por isso não se administram até que as análises de laboratório tenham confirmado um diagnóstico de faringite bacteriana. Se os exames indicarem que é provocada por uma infeção estreptocócica, o antibiótico mais indicado é a penicilina.

A azitromicina é indicada para o tratamento de clamídia, gonorreia, de infecções do trato respiratório, da pele, de tecidos moles, do ouvido médio e para tratar cancro devido à bactéria Haemophilus ducreyi. Todas essas doenças são causadas por bactérias, enquanto a covid-19 é causada por um vírus.

O tempo para que a azitromicina comece a fazer efeito no tratamento de infecções dentárias pode variar de acordo com a gravidade da infecção e a resposta individual do paciente ao medicamento. Normalmente, os sintomas começam a melhorar dentro de 1 a 2 dias após o início do uso.

A azitromicina di-hidratada pó para suspensão oral é indicada no tratamento de infecções causadas por bactériassensíveis à azitromicina; em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite ( ...