Pode tomar água gelada com afta?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

De acordo com a nutricionista, embora na literatura científica não exista um alimento específico que vai causar afta, o recomendado é, se estiver com afta, evitar os alimentos muito quentes ou gelados, por piorarem a sensação de dor, e os alimentos ácidos, como limão, laranja, abacaxi, pimenta, café, chocolate e ...

O gelo ajuda a diminuir a inflamação e alivia a dor, além de cicatrizar a afta.

Frutas cítricas ou ácidas, como laranjas, limões e morangos. Alimentos demasiado duros, como tostas ou frutos secos. Alimentos ou bebidas quentes (como café)

O chá preto possui taninos, uma substância adstringente que elimina resíduos e sujeira.

Além disso, existem alimentos que devem ter seu consumo reduzido: quem tem tendência a sofrer com as aftas deve evitar as frutas cítricas, como abacaxi e limão, que aumentam a acidez bucal e podem despertar ou agravar o quadro.

Realizar bochechos com uma solução de água morna e sal está entre as principais formas de cicatrizar a afta, uma vez que ajuda na desinfecção do local.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

A dor é pior nos dias imediatamente após o início da formação da úlcera e é aliviada com a progressão da cicatrização. Se houver lesões na língua, a fala e a mastigação podem se tornar desconfortáveis, enquanto úlceras no palato mole, orofaringe ou esôfago podem causar odinofagia (dor na garganta).

Como tratar a afta?

  1. resfriar a boca com gelo;
  2. pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  3. medicamentos de uso oral;
  4. bochechos com própolis;
  5. medicamentos antiácidos;
  6. raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

As aftas não oferecem perigo, mas é preciso estar atentos às lesões que não cicatrizam em até 15 dias. Nestes casos, um cirurgião-dentista deve avaliar o local e verificar se não se trata de um carcinoma epidermóide, causador do câncer bucal, que frequentemente começa como uma lesão ulcerada.

Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.

Por tratar-se de um problema frequente e sem complicações, embora as aftas sejam bastante incômodas, algumas pessoas deixam de observar que as lesões devem desaparecer num período de 10 a 14 dias. Caso o problema persista por mais tempo, devem procurar os serviços de saúde para uma avaliação mais detalhada.