Pode tomar ácido fólico antes de dormir?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Tente tomá-lo com as refeições ou apenas antes de dormir, com um copo cheio de água. O ácido fólico foi adicionado aos alimentos, tais como pães enriquecidos, pastas, arroz e cereais.

O ácido fólico pode ser tomado a qualquer tempo e em qualquer dosagem.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

Eles só devem ser prescritos pelo médico e a dica é que sejam tomados sempre 15 minutos antes do almoço ou do jantar.

Toma-se 1 comprimido uma vez por dia, independentemente do horário e da alimentação. Uma vez que você chegue ao segundo trimestre, o suplemento não é mais necessário, embora seu uso contínuo não prejudique você nem a criança. Uma leve falta de folato no organismo pode causar alterações de humor e irritação.

Existem relatos na literatura de que doses de 15mg/dia possam produzir alterações no sistema nervoso central, como distúrbio do sono e irritabilidade. Doses elevadas de Ácido Fólico (maior que 15mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

O ácido fólico é um medicamento bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, tais como náuseas, distensão abdominal (inchaço), flatulência (gases) e reações alérgicas, tais como eritema (vermelhidão), prurido(coceira) e/ou urticária(ardência).

O que acontece se não tomar o ácido fólico
A falta de folato nas quatro primeiras semanas de gravidez compromete o fechamento do tubo neural, ocasionando consequências seríssimas ao bebê, como: Espinha bífida. Paralisias. Lesão de nervos.

De fato, não existe necessariamente um melhor horário para tomar ácido fólico, mas o indicado é tomar diariamente a dose recomendada por um médico cerca de 30 minutos antes da refeição principal (almoço).

A dose recomendada é de 1 comprimido ao dia, ou a critério médico.

Depois que a gestação é consolidada, a recomendação é manter o suplemento por 12 semanas, o equivalente a 3 meses, podendo estender durante todo o período.

Auxilia no fortalecimento capilar, já que o ácido fólico promove a formação de novas células; Por estimular a renovação celular, também contribui para o rejuvenescimento dos fios; Ajuda no controle da oleosidade, contribuindo para fios mais saudáveis e macios.